Epidemia em MG! Combata a dengue no seu condomínio

  • Post category:Gestão Condominial
  • Post last modified:8 de fevereiro de 2024
  • Reading time:6 mins read
You are currently viewing Epidemia em MG! Combata a dengue no seu condomínio

Logo no início do mês, a Secretaria de Estado de Saúde declarou epidemia de dengue em toda MG. Isso se deu devido aos números alarmantes divulgados pelo órgão até a data de hoje, dia 07/02. Deste modo, nesse texto traremos dicas para não deixar acontecer uma proliferação de dengue no condomínio.

De acordo com o Boletim Epidemiológico que monitora casos de Dengue, Chikungunya e Zika, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em Minas Gerais já são 121.412 notificações, sendo 42.896 casos confirmados com 9 óbitos confirmados e outros 73 sob investigação.

Desse modo, contaremos o porquê da proliferação, os esforços de combate para evitar a dengue no condomínio e as medidas preventivas que você precisa adotar para diminuir o número de mosquitos transmissores e larvas.

Como nasce o mosquito da dengue?

Aedes aegypti é o nome do mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e o Zika Vírus. O mosquito tem como característica a presença de marcações brancas nas pernas e no dorso.

Além disso, o vírus da dengue é transmitido por mosquitos fêmeas que depositam os ovos em locais que possuem água parada. As larvas se transformam em mosquito adulto em apenas uma semana.

Dessa forma, o mosquito começa a picar as pessoas. Por isso, é importante que você cuide para não deixar proliferar a dengue no condomínio, e comece a tomar atitudes agora mesmo! Confira dicas essenciais:

Como combater a dengue no condomínio?

  1. Comece colocando telas de náilon ou tampa em todos os ralos internos e externos do condomínio;
  1. Mantenha as calhas sempre limpas e se atente para o acúmulo de água nas mesmas. O ideal é ela não haja pontos propícios a esse acúmulo;
  1. Agende periodicamente a limpeza da caixa d’água e lembre-se de mantê-la bem fechada;
  1. Trate a água da piscina frequentemente com cloro (caso haja alguma unidade com piscina, lembre-se de informar ao morador sobre todos os cuidados que ele deve ter);
  1. Substitua a água de pratos de vasos de plantas por areia grossa até a borda, pois, assim, o acúmulo de água será evitado;
  1. Cubra de modo a não deixar água empoçada, os entulhos ou sobras de obras até que você encontre o destino certo para eles;
  1. Vasos sanitários que não são utilizados com frequência devem estar sempre fechados e serem limpos semanalmente;
  1. Mantenha o escoamento de água das lajes e marquises desobstruídas.

Campanhas de conscientização ajudam e muito!

Para enfrentar essa epidemia alarmante, campanhas de conscientização conseguem informar a todos os moradores sobre o problema e ajudar. Clientes PACTO contam com o setor de Comunicação & Marketing capaz de ajudar com comunicados e materiais de divulgação para você imprimir ou entregar pessoalmente aos condôminos, ou via email. Deste modo, clique no banner abaixo e acesse o material.

Por isso, comunique seu síndico e conte com a ajuda da nossa empresa!

A dengue também é um problema nosso. Cuide do seu condomínio!

Não conte somente com o papel das autoridades e faça sua parte! Elimine os criadouros, aplique inseticida e envolva seus vizinhos nessa batalha contra a dengue no condomínio.

Nesse sentido, nos primeiros sinais de sintomas como febre alta, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas e erupções na pele, tontura, cansaço e perda de apetite, procure um médico.

Portanto, agora é só começar o combate! Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais para que todos os seus amigos e vizinhos entrem também nessa batalha.

Deixe um comentário