Os custos com consumo de água e gás em condomínios são uma das principais dores dos administradores. Com isso, um descuido e as contas podem alcançar números expressivos e levar a saúde financeira da gestão para o negativo.
É necessário implementar ferramentas e recursos que ajudem o síndico a fazer esse tipo de controle. Mas como? Manualmente é inviável validar o que cada apartamento utilizou durante um período.
Hoje, com o avanço da tecnologia, o administrador e o condômino podem acompanhar o consumo diretamente da tela do celular. Quer saber mais sobre o assunto e reduzir o consumo de água e gás do seu condomínio? Então, continue a leitura deste post!
Por que controlar o consumo de água e gás?
O principal motivo de otimizar o controle do consumo de água e gás é em decorrência dos custos. No entanto, é importante destacar que há efeitos secundários a esse pilar.
Um deles é a reputação da sua gestão. Essas despesas, onde não há a individualização, são distribuídas entre os moradores na taxa condominial. Com o controle de consumo você otimiza esse gasto e conquista um valor de condomínio mais baixo.
Agora, caso o seu edifício conte com a medição individualizada desses recursos, o benefício continua sendo válido. A diferença é que o usuário vê os ganhos diretamente na própria conta. Outro ganho nítido é em relação a custos não previstos.
O controle é uma forma de atuação preditiva, ou seja, por meio da coleta dos indicadores e a sua análise, é possível identificar se há algum vazamento. Isso facilita até o reparo do problema.
O que pode ser implementado para isso?
A Pacto Administradora, referência em gestão condominial, percebeu que havia oportunidades de reduzir custos em decorrência do consumo de água e gás. Com uma atitude proativa, a empresa foi ao mercado e buscou uma solução tecnológica para solucionar o problema.
Como parte do movimento de transformação digital do negócio, houve uma busca por uma solução que permitisse ao gestor e ao condômino ter dados precisos em mãos, na hora que quiser e quando quiser, estimulando o conceito de mobilidade. A Pacto conquistou uma parceria com uma plataforma de consumo de água e gás: a Seu Consumo.
Por meio das últimas novidades em tecnologia, como a telemetria, a automação e o Business Intelligence, é possível acompanhar, minuto a minuto, oque é consumido no seu lar.
Além disso, o sistema de medição remota de água faz tudo isso com um aplicativo desenvolvido especificamente para otimizar o controle e a gestão de custos do consumo desse recurso e também de gás.
“Meu prédio não é individualizado, o que fazer?”
Provavelmente, você já deve ter feito a si essa pergunta. É importante ressaltar que é possível a individualização em prédios antigos.
Hoje, nos condomínios que têm CNPJ, o representante legal consegue
solicitar o ajuste por meio de um empréstimo no banco parceiro SICOOB. Porém, para fazer isso, é preciso aprovação em assembleia do condomínio.
Dessa forma, é possível implementar um medidor de água individual para cada apartamento. Considerando que o consumo dos apartamentos já é medido individualmente, o trabalho de gestão fica restrito à área comum. Isso torna o processo mais simples e prático de ser feito.
Por isso, com a plataforma da Seu Consumo, você potencializa o controle do consumo de água e gás com uma gestão precisa e completa.
O que você achou deste post? Se você gostou do conteúdo e quer reduzir os custos no seu condomínio, entre em contato conosco!