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5 dicas para não errar na hora de criar um grupo de WhatsApp no seu condomínio

5 dicas para não errar na hora de criar um grupo de WhatsApp no seu condomínio

Antigamente não existiam maneiras do síndico se comunicar com os condôminos e moradores em tempo real, as queixas e os problemas iam se acumulando até que chegasse o dia da assembleia para serem discutidos.

Porém, com o avanço da tecnologia, hoje é possível resolver maior parte dos problemas em tempo real, isso tudo por um grupo no Whatsapp, por exemplo. Que o uso do aplicativo melhora a rotina do condomínio, e facilita o trabalho do síndico, é fato, mas vale a pena ficar atento para alguns pontos importantes.

1 – Ao decidir criar um grupo no Whatsapp do seu condomínio, pense em algumas questões: Qual o objetivo principal do grupo? Quem será o administrador (síndico ou moradores)? Será uma ferramenta oficial do condomínio, ou apenas um instrumento de comunicação?

2 – Feito isso, é hora de montar o grupo e enviar as recomendações de uso, ou seja, algumas regrinhas básicas que vão evitar futuros problemas para sua gestão:

• A ferramenta não será a única forma de envio de avisos formais, ou seja, o que for postado no grupo será enviado por e-mail, fixado no mural de recados, ou colocado nos elevadores.

• O grupo é somente para assuntos do condomínio, sendo proibido enviar mensagens relacionadas à política, religião, futebol, humor, correntes, etc.

• Assuntos pessoais deverão ser tratados no privado e não no grupo.

• Não discuta no grupo assuntos que devem ser tratados apenas em assembleias, é de extrema importância saber distinguir.

• A convocação para a assembleia do seu condomínio não pode ser enviada apenas pelo grupo, uma vez que ela possui regras próprias (consulte a sua convenção).

3 – O grupo deve servir apenas para enviar comunicados, informar sobre questões emergenciais, como a falha no controle remoto da garagem, manutenções, lembretes, quadro de utilização das áreas de lazer do condomínio, mudança de funcionários, etc.

4 – É válido deixar o grupo aberto para receber sugestões, críticas e reclamações.

5 – Percebeu desentendimentos dentro do grupo? Sugira que os condôminos e moradores criem outra forma de comunicação, que não seja dentro do grupo oficial do condomínio. Dessa forma, lembre-se de desencorajar mensagens que fogem do foco.

Este post tem 4 comentários

  1. Boa tarde. Sou novo inquilino do apartamento 302, bloco 2, do Condomínio Spazio Metrópole, no bairro buritis- BH. Enviar para mim as correspondências, como boleto mensal do condomínio. Obrigado

    1. Olá Marcos,

      Sua solicitação foi encaminhada ao setor responsável.

  2. Artigo muito bom, como é uma ferramenta nova praticamente on line, devemos ter consciência que é para todos e não particular. O item 5 considero um dos mais importantes. Nós brasileiros precisamos evoluir muito nessa questão ética, não esquecendo que o grupo de WhatsApp é para o bem e consenso de todos. Aqui no nosso condomínio criei recentemente com foco na segurança e para os comunicados internos. Assuntos particulares são tratados por e-mail personalizado do condomínio (sugestões e reclamações). A reciprocidade tem dado resultado quando os moradores postam assunto relacionado com o nosso dia a dia no entorno do Condomínio.

    1. Sr. Roberto, acreditamos que as novas tecnologias podem agregar valor e facilitar nosso dia a dia. Mas é preciso ter cuidado no uso. É preciso estudo e dedicação pra o melhor entendimento. Parabéns pela iniciativa.

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