fbpx
+55 31 3218 5000    Área de Cliente

Declaração do Imposto de Renda 2021 – como o e-CPF facilita no momento da declaração

Declaração do Imposto de Renda 2021 – como o e-CPF facilita no momento da declaração

Chegou aquele momento que todos esperam anualmente, mas não com muita ansiedade: hora de prestar contas ao ‘leão’. É isso mesmo, está aberta a temporada para declaração do Imposto de Renda 2021, referente ao período de 2020. E para quem quiser facilitar esse processo,  que costuma esquentar a cabeça do contribuinte, uma boa alternativa é o Certificado Digital e-CPF. 

O período para declaração do Imposto de Renda neste ano vai de 1º de março até o dia 31 de maio. A previsão é que 32,6 milhões de brasileiros acertem as contas com a Receita dentro do prazo estipulado. 

Esse ano a declaração contém uma particularidade: as pessoas que receberam auxílio emergencial referente a pandemia de Covid-19 estão incluídas na obrigatoriedade, desde que, claro, tenham somado R$ 22.847,76 ou mais em seus rendimentos tributáveis. 

Uma característica importante da Declaração do Imposto de Renda é o cuidado com os prazos. É importante declarar dentro das datas estabelecidas, afinal, quem perder o prazo vai pagar multa à Receita. 

Os valores variam de 1% sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74 a até no máximo 20%. Por isso, se atentar às datas é fundamental, bem como não deixar para última hora, afinal, pode haver algum problema com seus dados ou falta de algum documento. 

Mas você sabe a importância da declaração do Imposto de Renda? 

Por mais que possa gerar uma estranheza, os cidadãos que declaram devidamente e dentro do prazo têm alguns benefícios. O primeiro e mais conhecido é a restituição de valores. Os pagamentos retidos pelas empresas a fim de pagamento do IR são devolvidos para o trabalhador após a devida e correta declaração. 

Claro, que o mais importante é estar em dia com as obrigações fiscais e, com isso, evitar transtornos, restrições e multas por parte da Receita. Afinal, o cidadão pode ficar anos sem declarar, contudo, no ato da realização de alguma transação mais alta, como a compra de um carro, de uma casa ou movimentação de uma conta poupança, por exemplo, pode cair na malha fina e ter problemas sérios. 

Além disso, outra vantagem é quanto à emissão de vistos e passaportes para viagens internacionais. Existem casos/países que dão a chance do candidato ao visto apresentar a sua declaração, pois esse documento comprova mais facilmente seus rendimentos, bem como informações de trabalho, o que pode facilitar na obtenção do visto. 

Não conhece o e-CPF ainda? Vamos explicar o que é e como ele pode te ajudar 

Para facilitar o envio dessas informações contábeis ao órgão governamental, a PACTO oferece o certificado digital e-CPF. Com esse documento on-line, é possível ter a declaração semipronta com o pré-preenchimento das informações que já estão na base de dados da Receita, como bens, doações, rendimentos recebidos, tributáveis ou não. 

Ele é a identidade digital da pessoa física no meio eletrônico. também pode ser utilizado para assinar documentos com validade jurídica, dar andamento aos serviços oferecidos pelos governos estadual e federal, acessar o eSocial e o Conectividade Social, além de ser usado em participações de pregões eletrônicos. 

Então, caso você ainda não tenha o certificado digital, conte com a ajuda da PACTO para emitir o seu. Somos Autoridade de Registro – AR, ou seja, estamos preparados e habilitados para emitir o seu certificado digital agora mesmo, de maneira segura e rápida.

Nos acompanhe nas redes sociais para não perder nenhum conteúdo e ficar por dentro das novidades.

Deixe uma resposta

Fechar Menu