Chegou aquele momento que todos esperam anualmente, mas não com muita ansiedade: hora de prestar contas ao ‘leão’. É isso mesmo, está aberta a temporada para declaração do Imposto de Renda 2023, referente ao período de 2022. E para quem quiser facilitar esse processo, que costuma esquentar a cabeça do contribuinte, uma boa alternativa é o Certificado Digital e-CPF.
O prazo de envio da declaração de imposto de renda 2022 foi prorrogado para 31 de maio. Se você está obrigado a entregar a declaração e perder o prazo, será cobrada multa pelo atraso.
Uma característica importante da Declaração do Imposto de Renda é o cuidado com os prazos. É importante declarar dentro das datas estabelecidas, afinal, quem perder o prazo vai pagar multa à Receita.
- 2022: de 7 de março a 31 de maio de 2022 (ampliado em razão da pandemia da Covid-19);
- 2021: de 1 de março a 31 de maio de 2021 (ampliado em razão da pandemia da Covid-19);
- 2020: de 2 de março a 30 de junho de 2020 (ampliado em razão da pandemia da Covid-19);
- 2019: de 7 de março a 30 de abril de 2019;
- 2018: de 1º de março a 30 de abril de 2018;
Mas você sabe a importância da declaração do Imposto de Renda?
Por mais que possa gerar uma estranheza, os cidadãos que declaram devidamente e dentro do prazo têm alguns benefícios. O primeiro e mais conhecido é a restituição de valores. Os pagamentos retidos pelas empresas a fim de pagamento do IR são devolvidos para o trabalhador após a devida e correta declaração.
Claro, que o mais importante é estar em dia com as obrigações fiscais e, com isso, evitar transtornos, restrições e multas por parte da Receita. Afinal, o cidadão pode ficar anos sem declarar, contudo, no ato da realização de alguma transação mais alta, como a compra de um carro, de uma casa ou movimentação de uma conta poupança, por exemplo, pode cair na malha fina e ter problemas sérios.
Além disso, outra vantagem é quanto à emissão de vistos e passaportes para viagens internacionais. Existem casos/países que dão a chance do candidato ao visto apresentar a sua declaração, pois esse documento comprova mais facilmente seus rendimentos, bem como informações de trabalho, o que pode facilitar na obtenção do visto.
Não conhece o e-CPF ainda? Vamos explicar o que é e como ele pode te ajudar
Para facilitar o envio dessas informações contábeis ao órgão governamental, a PACTO oferece o certificado digital e-CPF. Com esse documento on-line, é possível ter a declaração semipronta com o pré-preenchimento das informações que já estão na base de dados da Receita, como bens, doações, rendimentos recebidos, tributáveis ou não.
Ele é a identidade digital da pessoa física no meio eletrônico. também pode ser utilizado para assinar documentos com validade jurídica, dar andamento aos serviços oferecidos pelos governos estadual e federal, acessar o eSocial e o Conectividade Social, além de ser usado em participações de pregões eletrônicos.
Então, caso você ainda não tenha o certificado digital, conte com a ajuda da PACTO para emitir o seu. Somos Autoridade de Registro – AR, ou seja, estamos preparados e habilitados para emitir o seu certificado digital agora mesmo, de maneira segura e rápida.

Nos acompanhe nas redes sociais para não perder nenhum conteúdo e ficar por dentro das novidades.