Tendências e novos hábitos para 2022

You are currently viewing Tendências e novos hábitos para 2022

Não podemos negar que 2020 e 2021 foram anos transformadores. Além da velocidade, da fluidez das relações e conflitos diários, o mundo teve que lidar com a chegada de uma pandemia. Um vírus pequeno e perigoso, que fez surgir novos hábitos e tendências, que, certamente, nos acompanharão por longos anos.

Tecnologia a nosso favor

A princípio, o medo tomou conta das pessoas. Aos poucos, a pandemia nos fez buscar alternativas para que pudéssemos viver um “novo normal” da melhor maneira. Dessa forma, não podemos negar que a tecnologia foi uma grande aliada.

De acordo com o site Opinion Box, durante pesquisa realizada em novembro deste ano, 61% das pessoas se tornaram mais tecnológicas e estão cada vez mais conectadas por meios de aparelhos variados e com funções específicas.

Dessa forma, percebemos que a adesão à tecnologia no setor condominial não seria diferente. Um exemplo foi o aumento do número de assembleias virtuais e de aplicativos para condomínios, como avalia pesquisa realizada pelo Censo Sindiconet.

Além do uso da internet, a tecnologia também contribuiu para melhorar outros segmentos que agora fazem parte do dia a dia dos condomínios. Como o uso de armários inteligentes, mercados autônomos com funcionamento 24h, energia fotovoltaica, bicicletários e lavanderias comunitárias.

De certa forma, não há dúvidas de que todas essas ferramentas tecnológicas também são resultado da busca de soluções sustentáveis para o mundo em que vivemos atualmente.

Sustentabilidade

Por falar em sustentabilidade, este é um dos assuntos que têm sido uma grande tendência e deve continuar em alta devido à preocupação do mundo inteiro com as condições climáticas do planeta.

Consequentemente, a busca por um planeta sustentável abrangeu diversas esferas comerciais, empresariais e empreendimentos, como condomínios. Prova disso são as ações voltadas para a preservação do meio ambiente, aliada à economia, que têm sido o foco de muitos síndicos.

Dessa forma, pudemos observar campanhas frequentes de coletas seletivas do lixo, o uso de lâmpadas de LED e a reutilização da água da chuva. Ou seja, não há dúvidas de que adotar práticas sustentáveis continuará sendo uma grande tendência para os próximos anos.

Qualidade de vida e bem-estar

Nos últimos 2 anos, as pessoas passaram a se dedicar mais à qualidade de vida, ao bem-estar e aos cuidados pessoais, seja praticando exercícios físicos e curtindo bons momentos ao lado da família.

Ainda de acordo com o site Opinion Box, o “cuidar de si”, atualmente engloba não só a parte física e a aparência externa, mas, também, preservar a saúde mental.

Mas, como um condomínio pode ajudar seus moradores a manterem essa tendência de cuidado físico e mental? Investindo em suas áreas comuns, por exemplo.

Assim, melhorar as áreas de lazer, como piscina, salões de festas, academia, espaço kids, espaço para pets e, até mesmo, coworkings são fundamentais para atender essas novas demandas.  A ideia é criar ambientes confortáveis e seguros, que sejam a extensão dos lares dos condôminos.

E você? Já está preparado para o ano que está por vir? Já está adaptado a alguma dessas novas tendências? Nos siga nas redes sociais para saber mais novidades sobre o universo dos condomínios.

Deixe um comentário