fbpx
+55 31 3218 5000    Área de Cliente

5 ações para tornar o seu condomínio mais sustentável

5 ações para tornar o seu condomínio mais sustentável

A preservação ambiental é um tema atual e que está presente em todas as esferas da nossa sociedade. E nos condomínios não poderia ser diferente, afinal, como diz aquele velho ditado, “a educação começa em casa”. 

Além de ser um assunto urgente e crucial para o bem-estar dos condôminos e das futuras gerações, adotar práticas sustentáveis também é importante para economizar recursos. Por isso, se você ainda não adotou uma gestão ambiental no seu condomínio, comece a fazer isso imediatamente!  

Para te ajudar neste processo, listamos 5 práticas simples, mas que farão uma grande diferença no seu condomínio. Confira. 

1- Adote a coleta seletiva 

O primeiro passo para tornar o seu condomínio mais sustentável é implementar a coleta seletiva. Sendo que uma das tarefas fundamentais para que isso dê certo é o processo de conscientizar os condôminos e os colaboradores sobre a importância deles adotarem essa prática. 

Para conseguir êxito nisso, a nossa dica é: faça uma campanha de comunicação eficiente. Para isso, produza cartilhas informativas que expliquem como funciona a coleta seletiva, o modo de fazer a separação correta e a destinação do lixo em compartimentos específicos.

Esse material também pode ser disponibilizado via WhatsApp. Clientes PACTO contam com essa facilidade por meio do Lino, nosso assistente virtual.  

Além disso, se você tiver oportunidade, também é interessante levar pessoas que vivem do lixo reciclável para dar o depoimento de como aquele material ajuda na sua renda. Histórias sempre são importantes para tocar e engajar as outras pessoas. 

Outra tarefa importante é instalar os coletores de lixos recicláveis e orgânicos, devidamente identificados. Para instalar esses recipientes, escolha locais de fácil acesso para todos os moradores e faça uma parceria com uma empresa de coleta e de tratamento de lixo para dar destinação correta para o material recolhido.

2- Use energia limpa e renovável 

Outra medida importante para ajudar na economia de energia é a substituição das lâmpadas convencionais pelas de LED. Além de serem mais econômicas, a sua durabilidade é maior. Inicialmente, o investimento pode parecer alto, mas, no longo prazo, você verá os resultados. 

Além de utilizar lâmpadas de LED, instale sensores de presença para que elas acendam apenas quando alguém estiver usando uma determinada área do condomínio.

Outra opção é adotar energia limpa e renovável no seu condomínio, como é o caso da solar. Com ela, você conseguirá diminuir o valor da fatura mensal. E para começar a economizar, basta fazer parte da comunidade solar PACTO.

Dessa forma, seu condomínio terá até 22% de desconto na tarifa mensal. E o melhor, sem a necessidade de investimento inicial e nem de fazer obras no condomínio.

3- Diminua o consumo de água 

Um dos recursos naturais que está mais ameaçado é a água. Por isso, é imprescindível adotar medidas para diminuir o seu consumo no condomínio. 

Então, conheça algumas práticas simples: 

  • Verifique periodicamente se não há nenhum cano do condomínio vazando; 
  • Cubra a(s) piscina(s) para reduzir a evaporação da água; 
  • Proponha a troca da conta de consumo coletivo pela de consumo individual;
  • Regue as plantas apenas com um regador, aspersor ou mangueira do tipo esguicho-revólver;
  • Busque ferramentas inteligentes que possam contribuir com a diminuição de gastos e de consumo de água, como por exemplo, o Seu Consumo

4- Aproveite a água da chuva 

Dando continuidade para as dicas como economizar água, aproveite este período mais chuvoso do ano e instale tambores e calhas para captar a água proveniente das chuvas. Ela poderá ser utilizada em várias atividades do condomínio, como limpeza das áreas comuns, irrigação de jardins, descargas de vasos sanitários e reserva de proteção contra incêndio. 

Dica de ouro: Use a infraestrutura do condomínio para fazer essa captação e otimizar esse recurso natural. Além de economizar, você também terá uma reserva para utilizar no período mais seco e de poucas chuvas.   

5- Torne o seu condomínio mais verde 

Outra prática interessante e que deixará o seu condomínio mais bonito e agradável é fazer o plantio de árvores e cultivar jardins nas áreas comuns. Inclusive, se você quiser fazer uma ação com todos os condôminos e convidá-los para fazer o plantio das árvores pode ser uma boa estratégia de educação ambiental. 

Essa ação pode ser uma ótima oportunidade para os moradores interagirem e um momento muito prazeroso para as crianças, que sempre embarcam de cabeça nesse tipo de atividade. 

Há condomínios que também estão optando por fazer uma horta comunitária. Plantar o próprio alimento é uma maneira inteligente de economizar, investir na saúde e contribuir com o meio ambiente.

Além disso, a iniciativa permite que os condôminos consumam alimentos orgânicos e frescos, sem adição de agrotóxicos aplicados na agricultura tradicional e processamento de alimentos. 

Por isso, caso o seu condomínio tenha espaço para fazer a horta, invista nesta ideia. Você irá notar que essa atitude fará toda a diferença para a saúde dos moradores! 

Gostou dessas dicas? Então, comece a seguir a PACTO nas redes sociais para não perder nenhuma novidade! 

Deixe uma resposta

Fechar Menu