fbpx
+55 31 3218 5000    Área de Cliente

Economia de água no condomínio – Confira 5 dicas práticas e comece a usar

Economia de água no condomínio – Confira 5 dicas práticas e comece a usar

Um dos, senão o principal recurso para a sobrevivência humana, é a água. Por mais que oceanos e rios diversos mundo afora nos transmitam a sensação de suprimento ilimitado de água, essa não é a realidade. Apenas cerca de 2,5 % da água é doce, ou seja, apropriada para consumo humano. Por isso é essencial difundirmos conhecimento sobre a importância da preservação do meio ambiente, dos nossos recursos hídricos e da economia de água diária.  

Cuidar bem da água no dia a dia das nossas casas e empresas é cada dia mais  fundamental. Afinal, só por meio de ações efetivas de economia diária, poderemos manter o fornecimento com qualidade para todas as pessoas, além de disseminar a importância do uso consciente de recursos. 

Condomínios, que hoje estão se tornando cada dia maiores, têm um papel primordial nesse processo de economia e preservação. Com muitas unidades e, consequentemente, maior uso de água, os empreendimentos precisam entender sua função no processo de economia dentro de seus espaços. É ainda de responsabilidade dos condomínios criar e incentivar a redução e uso consciente da água. 

Pensando na importância de medidas de economia e preservação, separamos algumas dicas bem simples e fáceis de aplicar, para serem instaladas em seu condomínio. 

1- Campanha de conscientização nas unidades e áreas comum.

Umas das primeiras e mais importantes ações, com certeza, é conscientizar. Criar consciência coletiva no seu condomínio sobre a contenção. É preciso que cada morador entenda a importância de poupar e usar o recurso de forma justa. 

Lembre-se sempre: quando falta para um, são grandes as chances de faltar para todos! Sendo assim, esse tipo de ação deve partir de interesse e colaboração coletivos. 

Algumas dicas de ações de conscientização no seu condominio são: 

  • Crie campanhas internas de comunicação com os moradores. Você pode usar os espaços como mural de avisos e elevadores para colocar cartazes ou comunicados. Você também pode colocar a sua campanha na sua tela da Eletromidia, além de informativo, seu comunicado ainda vai chamar muito mais atenção. 

Ainda não tem a Eletromidia no seu prédio? Solicite agora sem nenhum custo!

  • Espalhe pelo prédio informações com instruções de como poupar água. Dê preferência para informativos coloridos e ilustrados para chamar mais atenção.
  • Em condomínios com piscina, oriente os moradores a usarem com parcimônia as duchas pós-banho. 
  • Fique sempre atento às atitudes dos moradores e procure dar dicas de economia sempre que necessário. 

2 – Manutenção frequente nos dispositivos como torneiras, canos e caixas d’ água. 

Equipamentos antigos e defeituosos podem ser grandes fatores de desperdício. Eles podem gerar vazamentos que ocasionam perda de água fora das tubulações ou nas dependências do condomínio. 

Solicite inspeções regulares e preventivas para verificar o estado de conservação de toda parte hídrica interna e externa. 

Em casos de prédios um pouco mais antigos, avalie substituir torneiras, canos, reguladores de água e outros dispositivos que já podem estar velhos e causando elevação no gasto de água do condomínio. 

Se você ainda não sabe como montar um calendário de manutenções em seu prédio, leia esse texto cheio de dicas práticas que preparamos para você. Clique aqui.  

3- Instrução de funcionários e colaboradores do condomínio. 

Economizar água é um papel de todos e que exige esforço e colaboração diários. Sendo assim, é muito importante incentivar os funcionários do prédio a não se esquecerem dessa tarefa. 

Afinal, são eles que vão diretamente lidar com funções que gastam água, como limpar as áreas comuns, higienizar vidros, regar os jardins e gramados e, por isso, precisam criar pequenas medidas que visam poupar o recurso. 

Algumas dicas são: 

  • Evitar regar o gramado e jardins mais de uma vez por dia; 
  • Não limpar partes das folhas que caem das árvores usando mangueiras e sim vassouras. 
  • Evite lavar as áreas externas com água todos os dias. Selecione um ou dois dias na semana para lavar, nos outros dê preferência para o uso do pano úmido. 
  • Caso o condomínio tenha torneiras externas de uso comum, faça campanha para que os moradores só usem caso estritamente necessário e sempre se atentem se as fecharam corretamente. 

4- Incentivo à reutilização de água;

Existem no mercado diversos sistemas e tecnologias voltados para a redução do consumo de bens como a água. Caso seu condomínio disponha de recursos financeiros para investimentos nessa área é sempre uma boa opção. Crie campanhas para incentivar os moradores a reutilizarem os recursos em sua unidade. 

Algumas dicas para esse reuso são: 

  • Incentive os moradores a usar a água da lavagem de roupas para limpar o chão ou na descarga, por exemplo. 
  • Invista em um sistema simples para captação da água da chuva que, posteriormente, pode ser usada para regar plantas e limpar áreas comuns. 
  • Mostre para os moradores a importância de manter a manutenção hidráulica dentro de seus apartamentos em dia e avisar o quanto antes, caso identifique problemas como vazamentos e mofo. 

5- Aderir a plataforma Seu Consumo;

O Seu Consumo é uma plataforma de promoção e estímulo do consumo consciente de água e também de gás. Ou seja, você tem dois benefícios em um lugar só! Por meio dele, é possível acessar os dados precisos de consumo condominial e, assim, identificar aumento ou redução dos gastos. Isso é um grande incentivo para manter mensalmente a economia. 

Além disso, a empresa ainda possibilita a implementação da medição individualizada nas unidades. Uma medida que tende a reduzir ainda mais os gastos, além de promover melhoria na convivência, uma vez que cada morador é responsável pelo seu consumo. 

O Seu Consumo ainda fornece um aplicativo exclusivo, onde se pode acompanhar a evolução da utilização por meio de gráficos e, assim, ficar por dentro do gasto e economizar na conta. 

Viu como é simples promover a economia de água no seu condomínio? Por meio de medidas simples, você e os moradores contribuem com o meio ambiente, poupam um recurso tão importante para todos e ainda economizam no bolso. 

Gostou desse texto? Compartilhe com os condôminos ou seus vizinhos. 

Nos siga nas redes sociais e não perca nenhuma novidade. 

Deixe uma resposta

Fechar Menu