fbpx
+55 31 3218 5000    Área de Cliente

6 motivos para sempre manter a taxa condominial em dia

6 motivos para sempre manter a taxa condominial em dia

Existem inúmeras vantagens de se morar em um condomínio, em contrapartida, existem também diversos compromissos. Um deles é a taxa condominial, uma  taxa recolhida mês a mês para que sejam pagas as despesas do local. 

Dessa forma, para manter esses benefícios em pleno funcionamento, é importante que os condôminos paguem a taxa condominial em dia. Apesar disso, muitos síndicos possuem dificuldades em receber a quantia no dia certo. Esse atraso acaba gerando alguns transtornos, já que esta é a única forma de arrecadação de um condomínio.

Listamos abaixo alguns motivos importantes para manter em dia sua taxa de condomínio, além das razões já listadas acima. Confira!

1- Valorização do imóvel

Se os condôminos pagam a taxa em dia, isso significa que as reformas previstas podem ser realizadas de acordo com o cronograma definido anteriormente em uma assembleia. Reparos nas garagens, fachadas e áreas comuns contribuem para a valorização do imóvel como um todo.

2- Pré-requisito para participação em tomada de decisões

De acordo com o artigo 1335, inciso III, do Código Civil, o condômino só pode votar nas deliberações das assembleias de seu condomínio estando em dia com a taxa condominial. Ou seja, ele não poderá opinar sobre os problemas, dar sugestões ou participar das decisões tomadas em conjunto.

3- Bom relacionamento com os demais condôminos

Ao manter a taxa de condomínio em dia, o condômino também contribui diretamente para um ambiente mais seguro, limpo e saudável, o que afeta, diretamente, na qualidade de vida de todos, seja dele, de sua família e de seus vizinhos.

4- Risco da perda do imóvel

O proprietário que não paga as taxas do condomínio corre o risco de perder o imóvel, caso essa situação se estenda por vários meses. Com isso, o inadimplente pode responder a um processo judicial e, de acordo com a decisão da Justiça, seu imóvel pode ser leiloado para quitar a dívida.

5 – Possibilidade do corte de água, luz e gás

A expressão correta para este caso é: “se um não paga, todos pagam”. Ou seja, com a inadimplência de alguns condôminos pode faltar dinheiro para o pagamento de algumas despesas, como a conta de água, luz e gás. Sendo assim, não havendo dinheiro suficiente para o pagamento dessas contas, todos serão prejudicados.

6 – Pagamento dos funcionários

A taxa de condomínio é responsável pelo pagamento mensal dos funcionários que trabalham nele, sejam os seguranças, vigias, porteiros ou zeladores. Todos eles recebem salário e benefícios pagos por meio do recolhimento da taxa condominial.

Como manter o pagamento em dia

Agora que você já sabe da importância de se manter a taxa condominial em dia, separamos algumas dicas para que você, condômino, não esqueça de pagar. Veja! 

  • Coloque em débito automático: O pagamento por débito automático, além de evitar o esquecimento, não possui cobrança de tarifa, a conta é paga na data do vencimento e é possível cancelar o pagamento se houver algum erro;
  • Faça a relação de suas receitas e despesas mês a mês: Ao anotar todas as receitas e todas as despesas, é possível ter um visão mais ampla do seu orçamento, evitando desperdício e aumentando a possibilidade de investimentos futuros; 
  • Mantenha uma poupança para emergências: Manter uma poupança para eventuais despesas é muito importante. Isso evita que você deixe de pagar uma conta para poder cobrir alguma uma emergência, por exemplo;
  • Evite fazer dívidas: Para evitar as dívidas, faça um planejamento financeiro e não gaste mais do que ganha. Dê preferência às compras em dinheiro e à vista.

Não tem mais justificativas para atrasar o pagamento da taxa condominial, não é mesmo?! Porém, sabemos que imprevistos sempre acontecem. Caso você não consiga arcar com esse compromisso, a nossa sugestão é que procure o síndico para chegar a um acordo para quitar a dívida.

Em hipótese nenhuma deixe que se acumule mais de 3 meses sem pagamento, pois além de ser um problema para o síndico e condomínio, você também terá uma dívida muito grande.

Para finalizar temos esse conteúdo em forma de cartaz pra você imprimir e afixar nos locais de acesso dos moradores. E só clicar, baixar e começar a campanha no condomínio.

Gostou das nossas dicas? Então nos siga nas redes sociais e não perca nenhuma novidade!

Deixe uma resposta

Fechar Menu