Uma boa gestão administrativa é fundamental para qualquer negócio e, quando o assunto é o segmento imobiliário, boas práticas tornam-se ainda mais imprescindíveis. Afinal esse é um setor que possui muita concorrência e sofre diretamente todos os impactos financeiros de crises econômicas.
É importante lembrar que questões externas são importantes, porém o que irá definir se a sua imobiliária terá sucesso ou não é a maneira como você gerencia e planeja as ações. A administração dos imóveis que estão na sua cartela, o atendimento ao cliente e o controle de despesas são alguns elementos que irão te destacar em relação ao seus concorrentes.
Para te ajudar nesse processo e a sua imobiliária ser destaque, com alta lucratividade, fizemos uma lista com 3 dicas valiosas. Confira:
1. Planejamento estratégico é imprescindível para a sua imobiliária!
Em um mercado tão sensível às mudanças macroeconômicas, planejamento estratégico é primordial. Sabendo dessa realidade de instabilidade, o modelo de negócio da sua imobiliária deve ser pensado levando em consideração essas peculiaridades e, por mais que algumas crises apareçam repentinamente, a sua empresa tem que estar preparada para encarar as adversidades – ou, pelo menos, reduzir os impactos.
O gerenciamento das tarefas diárias, monitoramento da qualidade do serviço prestado, correções de erros e traçar metas futuras são itens fundamentais para um planejamento estratégico eficiente e coerente com a sua realidade. Um bom empreendedor deve adotar esses processos como uma rotina para que ele tenha plena visão da atual situação da sua imobiliária e dos desafios para próximos períodos, se preparando para enfrentá-los sem maiores sustos.
Dica de ouro: Você deve ter um cuidado especial com os seus colaboradores, pois é por meio deles que os clientes têm contato direto com a sua imobiliária. Além de oferecer boa condições de trabalho, é importante mantê-los motivados, ofertar treinamentos constantes e valorizar as conquistas, seja com elogios ou compensação financeira.
2. Conte com parceiros para minimizar os seus maiores desafios
Pode parecer contraditório, mas um dos maiores desafios para a imobiliária é a captação de imóveis para a cartela de clientes, diferencial fundamental de sucesso do seu negócio. Isso acontece porque várias pessoas acreditam que, ao colocar o seu apartamento ou casa para alugar em uma imobiliária, afasta-se interessados em locar o imóvel.
Para ter uma boa captação, é preciso conhecer as regiões de atuação, identificar bairros e imóveis com potencial de valorização – ou perigo de desvalorização – e ser capaz de negociar diretamente com os proprietários, tarefa que requer bastante “jogo de cintura”, afinal os donos podem não ficar satisfeitos com a avaliação e precificação feitas pela imobiliária.
Uma maneira de driblar esse desafio é contar com bons parceiro, fazendo parte de uma rede grande de imobiliárias, como é o caso da Netimóveis, que possui filiais espalhadas pelo Brasil todo e até mesmo no exterior. Ao fazer isso, você conta com mais pessoas treinadas e capacitadas para captar imóveis, consequentemente, terá uma cartela maior de clientes, o que aumentará o seu retorno financeiro.
DICA DE OURO: O Sindicato do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (Secovi-MG) possui um curso de gestão imobiliária, que forma profissionais capazes de compreender o mercado imobiliário com visão ética social e desenvolver as atividades que vão de gestão e transações imobiliárias à prestação de serviços em empresas públicas ou privadas, de todos os campos de atuação. Clique aqui para saber mais sobre o curso.
3. Use a tecnologia à seu favor e otimize processos
Uma grande imobiliária tem uma cartela bem vasta de imóveis e gerir tudo – e ainda se atentar às peculiaridades de cada inquilino ou cliente – é um desafio para a maioria das empresas. Por isso, conte com a ajuda de uma boa ferramenta on-line para te ajudar nesses processos.
Ao automatizar a gestão e controle dos imóveis, você vai conseguir identificar com antecedência problemas que poderiam se tornar desafios maiores, administrar com mais clareza e diminuir tempo para realização de várias tarefas, otimizando processos que poderiam levar dias ou até meses, como a produção de relatórios. Não podemos esquecer daquele velho ditado “tempo é dinheiro”, ou seja, ao aperfeiçoar algumas atividades na sua imobiliária, você também estará economizando recursos!
Entre as ferramentas disponíveis no mercado que te ajudam a gerir os imóveis alugados, sem morador ou para venda, destaca-se o Pacto Imb. O portal foi desenvolvido com o objetivo de otimizar custos operacionais, facilitar o processo de acompanhamento do imóvel e estreitar a parceria entre as imobiliárias e a Pacto Administradora, empresa com 38 anos de mercado.
No site é possível obter o histórico de todas as locações, além de informações relacionadas às taxas condominiais, facilitando o processo de gestão integrada. Clique aqui e conheça todas as comodidades do Pacto Imb.
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