A dengue é uma doença viral, transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti. De acordo com o Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, divulgado pela Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), até 08/02, Minas Gerais registrou 5.281 casos prováveis de dengue.
Devido ao grante número de casos, é importante que você, síndico, adote medidas para combater esse mosquito. Por isso, fizemos este texto para te ajudar nessa tarefa. Confira!
Como combater a dengue no condomínio?
O ciclo de transmissão da dengue começa quando a fêmea do mosquito deposita os ovos em locais que possuem água parada, as larvas se transformam em mosquito adulto em apenas uma semana.
E a partir daí ele começa a picas as pessoas. Por isso, é importante que o síndico, cuide do condomínio, e comece a tomar atitudes que vão evitar a proliferação do mosquito. Vamos lá?
- Comece colocando telas de nylon, ou tampa em todos os ralos internos e externos do condomínio;
- Mantenha as calhas sempre limpas, e se atente para o acumulo de água nas mesmas, o ideal é ela não haja pontos propícios a esse acumulo;
- Agende periodicamente a limpeza da caixa d’água, e lembre-se de mantê-la bem fechada;
- Trate a água da piscina frequentemente com cloro (caso haja alguma unidade com piscina, lembre-se de informar ao morador todos os cuidados que ele deve ter);
- Substitua a água de pratos de vasos de plantas por areia grossa até a borda, pois assim o acumulo de água será evitado;
- Cubra bem os entulhos ou sobras de obras até que você encontre o destino certo para eles;
- Vasos sanitários que não são utilizados com freqüência devem estar sempre fechados, e serem limpos semanalmente;
- Mantenha o escoamento de água das lajes e marquises desobstruídas.
Além dessas dicas, é importante que o síndico trabalhe em parceria com os moradores e toda a equipe que trabalha no condomínio. Distribua em seu condomínio materiais informativos sobre a dengue, informe também os problemas observados e as providências que serão tomadas.
Para te auxiliar nesse combate, preparamos um informativo para divulgar entre as pessoas do condomínio e colar no mural de informações e também um checklist para que você possa imprimir e monitorar as suas ações.
Bom, agora é só começar o combate! Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais para que todos entrem nessa batalha também.