fbpx
+55 31 3218 5000    Área de Cliente

Confira boas práticas para a gestão do condomínio

Confira boas práticas para a gestão do condomínio

Gerir um condomínio com sabedoria é fundamental para que você consiga satisfazer as necessidades e desejos dos inquilinos, ao mesmo tempo em que organiza o empreendimento e faz com que tudo funcione na devida ordem.

Nesse texto, daremos algumas dicas sobre como você garante uma gestão eficiente do condomínio e mantém tudo em ordem sem gerar complicações para você ou para os demais condôminos. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

Preste atenção na manutenção predial

Uma das atividades que são atribuídas a um síndico é verificar se as manutenções do condomínio estão sendo feitas corretamente. Dessa forma, todos os prédios estarão seguros e em boas condições de vivência. Alguns locais investem na terceirização desse serviço, para que, dessa forma, ele não tenha que se preocupar com a verificação de documentos, contratos e serviços, já que alguém estará executando essa atividade.

Algumas atividades que devem fazer parte do cronograma de manutenção predial são: renovação dos seguros, extintores, limpeza da caixa d’água, dedetização, atestados, conferir se os prédios estão de acordo com normas regulamentadores, dentre outras obrigações. Também é papel do síndico verificar as melhores opções para a realização dessas atividades, uma vez que existem diversas empresas no mercado que realizam esses serviços, porém, com nível de qualidade e custo variados.

Organize o quadro de funcionários

Para manter um condomínio em ordem e funcionando corretamente, é necessário contar com vários funcionários, que farão reparos pontuais, limpeza, cuidado com o jardim e outras atividades. Dessa forma, o síndico precisa estar preparado para lidar com atividades como contratar esses prestadores de serviço, realizar procedimentos para que eles sejam treinados ou integrados dentro do condomínio, lidar com as folhas de pagamento e escalas de trabalho etc.

Também é interessante se certificar de que toda a equipe esteja recebendo corretamente os seus benefícios e encargos. Além disso, qualquer problema de trabalho precisa ser averiguado e corrigido para o bem e segurança de todo o prédio. Para escolher os melhores funcionários para o seu condomínio, é preciso verificar a sua experiência profissional na atividade em que eles estão se aplicando, além de avaliar se eles contam com boas referências.

Não se esqueça da prestação de contas

Para que um condomínio funcione corretamente, é importante que esteja com a saúde financeira em dia. Dessa forma, é papel do síndico ter uma boa gestão financeira, para que saiba usar o dinheiro destinado ao cuidado do condomínio com sabedoria.

Para ajudar nessa missão, o síndico poderá realizar um planejamento financeiro, avaliando quanto de dinheiro será destinado para cada setor de cuidado do condomínio. Além disso, é interessante sempre pesquisar por opções mais baratas a longo e curto prazo, porém, sem perder a qualidade das atividades prestadas.

Além disso, também é preciso gerir os documentos que precisam ser recebidos, assinados e emitidos com relação às movimentações financeiras, além de avaliar e assinar os contratos que são gerados. Dessa forma, você conseguirá ter um condomínio que funcionará perfeitamente, sem a necessidade de aumentar o aluguel ou realizar outras estratégias para que essas atividades caibam no orçamento previsto.

Invista em uma melhor comunicação

O síndico é a principal ponte de comunicação entre o que acontece no condomínio e os condôminos. Por isso, é importante que a sua comunicação seja o mais transparente possível por meio dos avisos informados ou durante as reuniões.

Outro papel do síndico é, justamente, convocar assembleias, reuniões e outros eventos que ajudem nessa aproximação. Dessa maneira, os condôminos poderão falar sobre os problemas que estão enfrentando em suas residências ou áreas comuns do condomínio, e assim, o administrador ficará ciente desses problemas e propor soluções.

Além disso, os moradores ainda ajudarão com dicas do que pode ser implementado na infraestrutura, auxiliando no conforto e crescimento do condomínio para todos que vivem nesse ambiente. Também é possível ter essa comunicação de maneira on-line, como por exemplo, manter grupos de conversa pelo WhatApp ou outro aplicativo de mensagens. Também é interessante criar redes sociais para compartilhar as mudanças e implementações feitas no condomínio.

Esteja disponível

Imprevistos podem acontecer a qualquer hora do dia, e por isso, o síndico precisa estar disponível o máximo de tempo possível para resolvê-los. Muitos contam com outros empregos ou outras atividades durante o dia, logo, uma disponibilidade 24/7 não seria possível. Entretanto, ainda é possível ser solícito e procurar atender aos chamados sempre que possível.

Ao mesmo tempo, também é importante validar a dica anterior e se manter transparente com seus condôminos, explicando os momentos em que não é possível ajudar. Dessa forma, você conseguirá manter uma boa relação com os moradores, que poderão respeitar seus horários de descanso ou de ocupação, e o convocarão apenas quando for necessário e nos períodos adequados.

Caso invista em uma terceirizada ou administradora de condomínios, esse trabalho será facilitado, uma vez que o síndico contará com profissionais para resolver pendências diretamente, sem que o gestor precise contatar alguém para resolver certo incidente.

Não tenha medo de tomar decisões

A principal razão para um síndico ser escolhido é pelo fato dele liderar a organização do condomínio ou prédio. Dessa forma, ele precisa ter coragem e autonomia para tomar decisões, mesmo que essa seja uma tarefa difícil. Além disso, muitas dessas nomeações podem não agradar a todos, mas, mesmo assim, precisarão ser feitas para garantir a ordem ou saúde financeira do espaço. Para isso, é importante que esses pontos sejam bastante discutidos com os moradores.

Por isso, é importante que, antes de tomar decisões, o síndico tenha embasamento para tais escolhas, além de deixar com que os inquilinos participem, dando suas sugestões ou opiniões sobre o assunto em questão. Dessa forma, o administrador conseguirá cumprir seu papel de líder e manter uma boa relação com todos os moradores, para que juntos consigam transformar o seu prédio ou condomínio em um lugar melhor para se viver.

Assim, conferindo as nossas dicas de como ter uma boa gestão de condomínio, poderá ter percebido que precisará de ajuda especializada nessa missão. Por isso, conte com a Pacto Administradora para auxiliar na administração do seu espaço e trazer maior satisfação aos moradores.

Entre em contato conosco e conheça os nossos planos e serviços!

Deixe uma resposta

Fechar Menu