O monitoramento do condomínio é indispensável para garantir a segurança, e a comodidade – o que atrai tantos interessados – , trazendo tranquilidade e vantagens para todos: moradores, funcionários e gestores.
No entanto, é necessário adotar alguns cuidados para que o monitoramento seja otimizado a ponto de poder disponibilizar os benefícios que oferece. São iniciativas e medidas de gestão que todo síndico deve conhecer para melhor aplicá-las.
Quer saber mais? Continue a leitura e conheça 4 dicas para otimizar a segurança o monitoramento do condomínio.
Qual a importância de investir em segurança no condomínio?
Um dos principais motivos pelos quais é crescente a demanda para morar em condomínio, é a segurança que esse modelo pode oferecer aos residentes. Assim, investir em segurança constitui um cuidado que precisa ser garantido, tanto nos casos de condomínios verticais (prédios de apartamentos) como nos horizontais (casas).
Na verdade, os benefícios são muito relevantes para os moradores e para o próprio condomínio. Veja os principais aspectos que caracterizam a importância do investimento em segurança no condomínio:
- oferece tranquilidade e sensação de segurança para todos;
- facilita a proteção ao patrimônio contra furtos, roubos e invasões;
- proporciona garante agilidade e pronta resposta nas ocorrências;
- realiza o controle de pessoas que entram e saem do condomínio;
- reduz o custo final (menos perdas, menos vandalismos, menos processos judiciais).
Como otimizar o monitoramento no condomínio?
Definitivamente segurança não resulta apenas da aquisição de um ou outro equipamento. Vai além e requer algumas iniciativas e cuidados que constroem no condomínio as vantagens que pode oferecer. Conheça as principais medidas.
1. Adote a segurança eletrônica
A segurança eletrônica põe à disposição do condomínio um elenco grande de possibilidades e facilidades, tornando-a indispensável no mundo moderno. Assim, o uso de câmeras de segurança, do porteiro eletrônico e do monitoramento à distância são exemplos das aplicações viabilizadas pela segurança eletrônica.
2. Implante o controle de acesso
Do mesmo modo, o controle de acesso no condomínio é parte vital dos processos de segurança. Dessa forma, implantar um sistema que garanta triagem e autorização de quem pode ou não entrar na área condominial é indispensável. Na verdade, é o que mais reflete segurança na impressão dos visitantes e moradores.
3. Estabeleça normas internas de segurança
Igualmente, segurança é fruto da participação de todos: funcionários, fornecedores, moradores e administração. Por essa razão, é necessária a elaboração de normas internas de segurança, que todos devem conhecer e seguir. Esse regramento deve ser claro, objetivo e disseminado entre todos que utilizam o condomínio. Por exemplo; entregadores devem ser recebidos na portaria, visitantes só podem entrar mediante autorização prévia do morador, etc…
4. Desenvolva uma cultura de segurança no condomínio
Assim também; as normas estabelecidas, os equipamentos implantados e os procedimentos que daí resultam constituem parte de um conjunto maior: a cultura de segurança do condomínio. É preciso trabalhar para desenvolvê-la e implementá-la, uma vez que vai refletir sua importância, além da preocupação e do cuidado que todos devem ter.
Qual o papel da tecnologia na segurança do condomínio?
Sob o mesmo ponto de vista, a tecnologia é o grande parceiro da segurança no condomínio: oferece instrumentos e facilidades, além de permitir implementar inúmeros e diferentes processos. Com o uso de tecnologia, aumenta-se a capacidade de segurança e o monitoramento de toda e qualquer área do condomínio, assim como sua gestão integrada, entre muitas outras possibilidades.
Como você pode ver, o monitoramento do condomínio traz inúmeros benefícios para todos, mas requer alguns cuidados, que facilitam e otimizam sua realização. São medidas que fortalecem esses cuidados e envolvem os que fazem a segurança e os que desfrutam dela, com grandes vantagens para a gestão do condomínio.
Afinal, você sabia que o app PACTO pode auxiliar no controle das pessoas que visitam, moram e trabalham no seu condomínio? Basta cadastrar os dados pessoais nas opções: Pessoas Autorizadas, Acesso de Visitantes e Cadastro de Dependentes na opção Operacional do seu app.
É super prático e rápido.