Como criar uma rede de fornecedores para o condomínio? Veja 5 dicas neste post!

You are currently viewing Como criar uma rede de fornecedores para o condomínio? Veja 5 dicas neste post!

Contratar fornecedores para prestar serviços no condomínio pode ser uma das tarefas mais difíceis para um síndico, afinal, ele é o responsável por essa decisão e uma má escolha pode acarretar prejuízos, deixando os condôminos insatisfeitos. Para evitar problemas, é fundamental ter uma boa rede de fornecedores com os quais você poderá sempre contar. Além disso, ter uma rede de fornecedores estabelecida pode gerar economia nos serviços solicitados. Mas como fazer isso?

Separamos para você 5 dicas matadoras que vão facilitar esse processo! Acompanhe a leitura!

1. Padronize os critérios de contratação

Uma forma de resguardar o condomínio na contratação de fornecedores é ter critérios bem definidos sobre a atuação da empresa junto ao síndico e ao condomínio como um todo. Por exemplo, estabelecer que para todos os serviços, até mesmo os pequenos reparos, seja emitida a nota fiscal, tornando esse critério um padrão para todas as contratações referentes ao condomínio.

Essa medida resguarda o síndico no que diz respeito a qualquer problema relativo à prestação de contas no condomínio, por isso, é importante pensar em todas as questões envolvidas a serem consideradas e padronizar as exigências. Com isso, é possível eliminar, logo de cara, alguns fornecedores que não se enquadrem nesses quesitos e, assim, facilitar o processo de contratação.

2. Faça benchmarking

Benchmarking é uma técnica utilizada por empresas para analisar concorrentes e, assim, absorver práticas que sejam vantajosas, evitando erros que os demais possam ter cometido.

A mesma ideia pode ser aplicada em condomínios ao conversar e fazer uma pesquisa com outros síndicos. Eles não são concorrentes, obviamente, mas ao analisar de que forma eles fazem suas contratações, é possível conhecer seus fornecedores de confiança e saber quais fornecedores têm uma má reputação, permitindo que se evitem erros neste tipo de ação.

3. Use a internet a seu favor

Essa é uma das formas de pesquisar fornecedores e avaliar se eles realmente são eficientes para realizar o serviço no condomínio. Isso é importante, pois possibilita conferir avaliações, verificar se há reclamações e realizar cotações mais rapidamente, entre outros pontos.

Além disso, facilita a agilidade nos contatos e no agendamento de serviços. Existem sites e plataformas, por exemplo, que permitem a realização desse processo de forma automatizada, garantindo que a contratação do serviço e sua entrega seja realizada com maior velocidade.

4. Pesquise a reputação dos fornecedores

Para que o serviço seja feito de forma adequada no condomínio, é fundamental que você escolha o melhor fornecedor, e uma das formas de realizar uma escolha acertada é por meio da pesquisa da reputação dos fornecedores. Mais uma vez, a internet será sua maior aliada. Algumas dicas são:

  • avaliar os comentários em redes sociais;
  • pesquisar a avaliação no Google;
  • conferir se outros síndicos já contaram com aquele fornecedor e perguntar como foi a experiência;
  • pedir recomendações para pessoas conhecidas;
  • avaliar o portfólio da empresa ou do profissional.

5. Confira listas de fornecedores confiáveis

Todos esses processos que enumeramos são importantes, mas ainda assim eles podem ser demorados, sabia? Por exemplo, o trabalho de filtrar uma lista de diversos fornecedores e pesquisar a avaliação de cada um deles pode demandar um bom tempo.

Quando você já tem uma lista pronta de profissionais e de empresas confiáveis, é muito mais simples. Basta entrar em contato, uma vez que esse processo inicial de triagem já foi feito. Mas como encontrar essa lista?

Nós da PACTO disponibilizamos para nossos clientes uma rede de fornecedores confiáveis, o que permite já acelerar o processo de contratação com maior segurança. Por isso, se deseja obter esse e outros diversos benefícios, conte conosco na gestão do seu condomínio!

Confira nossa lista com sugestões para sua rede de fornecedores em nosso site e facilite a gestão do seu condomínio baixando o nosso app!

Deixe um comentário