fbpx
+55 31 3218 5000    Área de Cliente

Comunicação no condomínio: dicas práticas para melhorar a divulgação de informações

Comunicação no condomínio: dicas práticas para melhorar a divulgação de informações

Comunicar-se com clareza e qualidade é fundamental em qualquer relacionamento. Seja para fechar um negócio, conquistar um objetivo ou até no dia a dia de um condomínio. Afinal, qualquer informação equivocada ou imprecisa pode gerar grandes problemas internos e de convivência entre os moradores. Ou seja, quanto mais transparente for a comunicação no condomínio, mais fácil será a sua administração. 

Além disso, uma das funções primordiais do síndico é manter a troca de informações com os condôminos, seja para reforçar normas internas, informar mudanças ou comunicar algo importante e urgente. 

Devido à sua importância, listamos 4 dicas fundamentais para melhorar a comunicação no seu condomínio. Vale a pena conferir! 

Use a tecnologia a seu favor 

Atualmente, existem  várias ferramentas que otimizam a comunicação entre as pessoas, então use-as a favor do seu condomínio! Uma ótima dica é usar o WhatsApp para falar com os moradores rapidamente. 

Por lá podem ser compartilhados comunicados importantes, resolver demandas urgentes, trocar informações que afetam o dia a dia, como horário de ônibus, etc. Além disso,  nesse grupo terá o contato telefônico direto e rápido dos condôminos. 

Um outro modo de divulgar as informações de maneira eficiente é usando os recursos oferecidos pela sua administradora. Por exemplo, é possível disponibilizar comunicados e informações, que podem ser vistos no Lino, o facilitador virtual via WhatsApp, no site pactoadministradora.com.br e em breve no novo aplicativo da PACTO.  

2ª via de taxa via WhatsApp?
Use o Lino ;) o assistente virtual PACTO. Com ele você tem Nada Consta e acesso a muitos outros serviços úteis. Envie uma mensagem através do  WhatsApp para o número 3218 5002 e conheça.

Faça murais de avisos 

O quadro de avisos é um dos mais antigos, importantes e eficientes canais de comunicação condominial. Ele deve estar em uma área comum, em um local de maior acesso e passagem dos moradores. 

Nesse meio, opte por colocar informações gerais do prédio, sempre de forma clara,  objetiva e com pouco texto, afinal, os moradores irão ver aquele conteúdo de passagem. Além disso, é fundamental mantê-lo sempre atualizado e organizado para que os condôminos tenham mais interesse. 

Inclusive, em alguns condomínios, vale optar também por colocar os recados mais importantes e urgentes nos elevadores para otimizar a comunicação.

Convoque reuniões regularmente 

As assembleias condominiais são um ótimo momento para estreitar o relacionamento tanto entre o síndico com os condôminos como também entre os próprios moradores. Por isso, a nossa dica é realizar reuniões periódicas, a cada dois ou três meses, por exemplo. 

Esses encontros periódicos possibilitam a atualização de informações, a proposta de novas ações e a prevenção de atritos. De preferência, as reuniões devem ser curtas e já ter uma pauta previamente definida.

Eletromidia - Uma nova forma de comunicação interna para o seu condomínio.

Crie um canal aberto com os moradores

Para exercer uma boa gestão condominial, é imprescindível que o síndico seja aberto para ouvir o que os moradores tenham a dizer. Uma boa forma de fazer isso é ter meios para eles abrirem chamados e opinar sobre a administração. 

Hoje em dia, várias ferramentas já disponibilizam essa funcionalidade, porém, caso os condôminos tenham dificuldade em se adaptar ao meio on-line, recorra ao tradicional livro de reclamações e sugestões. 

Eles precisam ter livre acesso ao livro e o objetivo é que cada um registre suas queixas e outras informações pertinentes para a comunicação no condomínio. Recomendamos também que o síndico faça uma leitura periódica deste documento, de onde pode tirar ideias para mudanças e pautas para futuras reuniões. 

Lembre-se: nenhuma reclamação ou comunicação no condomínio deve ser ignorada. Para além disso, todos os moradores  devem ser respondidos, mesmo que não seja possível atender sua demanda ou tomar uma providência de forma imediata. 

Agora que você leu as dicas valiosas de como melhorar a comunicação no condomínio, implemente essas mudanças onde você mora e/ou administra. Com isso, temos certeza que a sua gestão será mais eficiente! 

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus vizinhos! 

Nos siga nas redes sociais e fique por dentro das novidades. 

Deixe uma resposta

Fechar Menu