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5 dicas para gerir um condomínio com funcionários

5 dicas para gerir um condomínio com funcionários

Todo condomínio tem funcionários que trabalham atuando em funções importantes para a manutenção do espaço. Para manter tudo em ordem é preciso gerir o condomínio com eficiência. 

Afinal, é preciso manter os colaboradores motivados, evitando problemas que possam gerar confusões. Isso sem falar de serviços realizados de forma inadequada ou que ocorram pedidos de demissão recorrentes, por falta de um atendimento de excelência.

Mas, como gerenciar os funcionários de um condomínio? Essa pode ser uma tarefa desafiadora para os síndicos. Confira algumas dicas importantes a seguir!

1 – Defina regras básicas

Criar regras é uma forma de ter um padrão que auxilie os funcionários a seguirem normas que serão úteis para maior controle do condomínio. Por exemplo, para os porteiros, é interessante definir:

  • boas regras de atendimento aos moradores;
  • o que deve ser exigido para liberar a entrada no condomínio;
  • documentos que precisam ser solicitados no ato da mudança;
  • se entregadores podem ou não entrar no condomínio e, se sim, quais protocolos devem ser adotados.

Com isso, evitam-se erros e há uma padronização de conduta dos envolvidos. Essas regras podem ser pensadas para as mais diferentes funções e auxiliarão também no controle interno das funções.

2 – Tenha uma boa comunicação

Os seus funcionários conseguem entender o que se espera deles no dia a dia? Isso é importante porque, muitas vezes, as falhas estão acontecendo por falta de compreensão sobre o que você pretende que seja realizado.

Por exemplo, voltemos às regras que citamos acima: se você não deixar claro quais são as normas, provavelmente elas não serão cumpridas. E o mesmo deve ser pensado sobre eventuais feedbacks.

3 – Treine as equipes

Um passo importante é treinar o colaborador quando ele chega ao condomínio. Mostre os locais e converse sobre quais são as regras definidas para as ações que devem ser realizadas. Com isso, todos se sentirão mais seguros para realizar suas atividades.

4 – Crie uma rotina de trabalho

Cada condomínio tem uma rotina diferente, portanto, é importante que você defina quais são as principais ações. O que é prioridade na ordem do dia: a higienização das áreas comuns ou a limpeza dos corredores do condomínio? Ao ter isso definido, os profissionais responsáveis pela limpeza saberão qual a ordem de procedimentos, por exemplo.

5 – Conte com a ajuda de uma administradora

Se você está com dificuldades para realizar a gestão de pessoas, uma alternativa é contar com a ajuda de uma administradora. Ela será responsável por todo o acompanhamento, definição de rotinas, comunicação com os colaboradores etc.

Com isso, é possível desafogar o síndico, que pode retornar para funções que não podem ser passadas para a administradora, e conseguir lidar com situações como conciliação entre moradores.

Saber como gerenciar os funcionários de um condomínio evita falhas e permite que todos os serviços sejam realizados sem dificuldades e gargalos. Por isso, não deixe de contar com o auxílio de quem entende do assunto e tenha uma gestão bem mais eficiente e alinhada.

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