fbpx
+55 31 3218 5000    Área de Cliente

Dia do Vizinho: valorize quem está ao seu redor!

Dia do Vizinho: valorize quem está ao seu redor!

Você sabia que, no Brasil, o Dia do Vizinho é comemorado no dia 20 de agosto? Por isso, para todos nós que vivemos em condomínios, essa é uma data importante, afinal, o bom convívio com aqueles que moram ao nosso redor significa manter, no dia a dia, um ambiente harmonioso e tranquilo.

Nesse texto, além de saber a origem desta data, você também poderá avaliar se é um bom vizinho e se contribui para uma boa convivência em seu condomínio.

Origem da data

O Dia do Vizinho é comemorado no Brasil em duas datas: 20 de agosto e 23 de dezembro. O dia 20 de agosto pode ser resultado de uma homenagem à Cora Coralina, pois este também é o dia do seu aniversário.

A ideia surgiu em 1980, quando os moradores da rua de Cora quiseram dar uma festa de aniversário. Na ocasião, Cora disse preferir uma comemoração entre vizinhos. Segundo a poetisa, “vizinho é mais que parente, pois é o primeiro a saber das coisas que acontecem na vida da gente”.

Rede de apoio

A famosa frase de Cora Coralina nos faz refletir sobre a importância dos vizinhos em nossas vidas. Infelizmente, com a correria do dia dia nos dias atuais, as relações não são tão próximas quanto à época da poetisa.

Naquela época, com menos violência e agitação, o convívio entre as pessoas e suas famílias era  mais estreito. Consequentemente, o relacionamento entre os vizinhos também era bem próximo, uma amizade que simbolizava uma extensão das relações familiares.

Com o passar do tempo, não podemos negar que os vizinhos ainda são uma verdadeira rede de apoio, mesmo que não sejam amigos próximos. Afinal, eles estão mais perto do que muitos de nossos familiares e manter esse relacionamento é importante, em caso de alguma urgência ou necessidade.

Teste: você é um bom vizinho?

Apesar dos problemas do dia a dia, divergências, fofocas e, até mesmo, algumas brigas, a política da boa vizinhança é um dever de todos os moradores.

Quer saber se você preza por uma vida harmoniosa e pela boa convivência com os vizinhos do seu condomínio? Então, faça o teste abaixo e descubra se você é um vizinho nota 10!

Para cada item marcado no checklist, adicione um ponto e veja o resultado abaixo:

  • Respeita o silêncio? Marque um ponto se você não faz barulho após às 22h e, mesmo no horário permitido, utiliza o bom senso para não incomodar os vizinhos com ruídos excessivos ou volume de som acima do normal.
  • Armazena seu lixo em local e horário apropriado?
  • Limpa a sujeira do seu pet quando ele está nas áreas comuns do seu condomínio?
  • Estaciona seu veículo corretamente, de forma que não atrapalhe as vagas dos demais?
  • Transporta compras, animais de estimação e materiais de construção sempre pelo elevador de serviço?
  • Não joga nenhum material ou água pelas janelas, prejudicando quem está nos andares inferiores?
  • Trata todos com cordialidade, cumprimentando quando encontra com demais moradores nos elevadores, hall e demais áreas do condomínio?
  • Comunica com antecedência aos vizinhos sobre qualquer obra que realiza em sua residência?
  • Contribui para a segurança de todos, verificando se portas e portões estão fechados de forma correta?
  • Evita fumar nas áreas comuns do seu condomínio, bem como nas janelas e sacadas de sua residência?

Resultado

  • De 0 a 3 pontos: você precisa se esforçar mais para ser um bom vizinho! Lembre-se dos seus direitos e deveres ao viver em comunidade!
  • De 3 a 7 pontos: você tem se esforçado, mas pode melhorar suas atitudes em relação às pessoas que vivem ao seu redor.
  • De 8 a 10: Parabéns! Você é um vizinho exemplar! Continue colaborando para a boa convivência e a harmonia do ambiente que você vive!

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe este post nas redes sociais e ajude outras pessoas a saberem mais sobre o tema!


Deixe uma resposta

Fechar Menu