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Confira dicas de como organizar o uso das áreas comuns do condomínio

Confira dicas de como organizar o uso das áreas comuns do condomínio

A maioria dos condomínios possuem áreas comuns e organizar o uso desses espaços pode representar uma grande dificuldade na gestão. Mesmo não sendo uma das principais funções do síndico, é dever dele garantir que as regras sejam cumpridas e que haja uma boa convivência entre todos os condôminos. 

Além disso, com a pandemia, o desafio de manter esses locais em ordem aumentou bastante. Seja pelas pessoas estarem mais em casa, os espaços externos de lazer estarem fechados ou por causa de regras mais rígidas de uso das áreas comuns. O fato é que os condomínios precisam se adaptar a essa nova realidade.

Para ajudar na organização das áreas comuns do condomínio, listamos 4 dicas simples, mas fundamentais para manter o controle e bom uso do local. Então, continue a leitura deste texto! 

1- Crie regras claras para o uso das áreas comuns

As regras para o uso das áreas comuns são fundamentais para a organização do condomínio. É importante lembrar que essas normas devem ser aprovadas em assembleia e seguir recomendações dos órgãos governamentais, em especial durante a pandemia.

Locais como academias, piscinas, quadras de esporte, salões de festas e entre outros devem estar disponíveis para todos de maneira igualitária e sem distinção. Por isso, é imprescindível estabelecer limites e determinar responsabilidade para os usuários.

Confira abaixo o que não pode faltar no regulamento interno da área comum do seu condomínio:

  • estabelecer horário de uso dos espaços;
  • determinar o tempo máximo de utilização do local; 
  • tempo mínimo de antecedência para a reserva de locais, como o salão de festas; 
  • normas para a devolução das áreas de festa, como limpeza por conta do morador ou pagamento de taxa para a realização do serviço, etc; 
  • respeito às normas de distanciamento social e capacidade máxima de pessoas no local; 
  • exigência da permanência do morador responsável pela reserva no local;
  • multas em casos de danos à estrutura ou desrespeito  de alguma regra de uso.

2- Mantenha esses locais sempre em bom estado

Assim como o restante dos espaços do condomínio, manter as áreas comuns em bom estado é fundamental para evitar acidentes. Portanto, a nossa recomendação é que se mantenha uma periodicidade de manutenções preventivas nesses locais.

Além de deixar o ambiente mais seguro para uso, ter as áreas comuns do condomínio sempre bem cuidadas aumenta a satisfação dos condôminos em relação ao trabalho desempenhado pelo síndico e também valoriza os imóveis do local.

3- Cuidado com os espaços destinados apenas às crianças

Ter um espaço para as crianças brincarem em condomínios pode ser um atrativo para os pais ou responsáveis. Afinal, quem não quer que o seu pequeno seja feliz onde mora?

Porém, a atenção com elas deve ser frequente, principalmente quando estão nas áreas comuns e há outros pequenos no local. A nossa sugestão é que os responsáveis estejam sempre presentes, em especial quando estiverem próximos à piscina.

4- Controle o uso dos locais comuns

O controle do uso das áreas comuns é importante para manter a organização. Após definir as regras, manter os locais em bom estado e orientar os responsáveis das crianças. É preciso estabelecer um sistema no qual fique fácil para todos os moradores do local ter acesso.

Alguns condomínios ainda possuem um livro, semelhante a uma agenda, para o controle do uso dos espaços. Porém esse método demanda muito tempo tanto do síndico para a validação como também do condômino para realizar a reserva. 

Para resolver esse problema, a nossa dica é utilizar uma plataforma on-line. Além de ser mais prática e eficiente, permite ao síndico ter controle total das solicitações e gerenciá-las de maneira rápida.

Por exemplo, os condôminos conseguem visualizar quais dias ou horários estão disponíveis para alugar o local de interesse e as respostas aos pedidos de reserva são enviadas imediatamente após a validação do síndico.

Como escolher a melhor plataforma para controlar as áreas comuns?

Na Área de Cliente, a PACTO possui um sistema que possibilita o cadastro e a reserva dos espaços comuns do seu condomínio. Nessa plataforma é possível a parametrização de acordo com as especificidades do local. Por exemplo, no caso das academias, pode-se colocar para ser usada a cada uma hora, com um intervalo para limpeza. Já para os salões de festa, a reserva pode ser configurada para o dia todo e apenas aos finais de semana.

Outra facilidade é a aprovação da reserva. Ao fazer a solicitação para uso do espaço, o síndico recebe no seu e-mail esse pedido e avalia se o condômino possui os pré-requisitos necessários para usufruir do local. Após essa análise, ele envia o parecer e, se for positivo, a plataforma impossibilita novas reservas, informando que a área não está disponível.

Em casos de áreas comuns que possuem taxa de uso, o departamento responsável pela cobrança recebe a informação de que o lugar foi usado por aquele apartamento. Esse valor já vai incluso na taxa de condomínio. Esse processo elimina o trabalho do síndico ter que entrar em contato com a pessoa responsável e fazer a cobrança pessoalmente.

Essa funcionalidade está disponível para todos os nossos clientes e não há nenhum custo extra para usá-la. Então, quer saber mais detalhes sobre como funciona a parametrização das áreas comuns na Área de Cliente PACTO? Temos um manual explicando o passo a passo para você fazer agora mesmo o cadastro dos espaços do seu condomínio.

Atenção! A parametrização deve ser feita exclusivamente no site – Área de Cliente do síndico. Já a solicitação de uso do local pode ser feita tanto no site quanto pelo aplicativo PACTO.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe esse texto com o síndico do seu condomínio!

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