Você ainda não sabe como se preparar para o período das férias no condomínio? Veja o que pode ser feito

  • Categoria do post:Administração
  • Última modificação do post:22 de novembro de 2024
  • Tempo de leitura:6 minutos de leitura
No momento, você está visualizando Você ainda não sabe como se preparar para o período das férias no condomínio? Veja o que pode ser feito

Mais um ano, mais um período de descanso chegou e junto a ele as tão esperadas, férias escolares. A criançada aproveita todo o tempo livre para se divertir ao máximo, pulando, correndo e muitas vezes, indo além. E toda essa diversão e brincadeira podem se transformar em transtornos para todos, principalmente para você, síndico.

O período de férias escolares exige muita atenção, principalmente em condomínios. Isso se dá ao fato das crianças quererem brincar utilizando as áreas comuns, garagens ou áreas de lazer. Elas sobem e descem escadas, tentam pular obstáculos, se escondem atrás de carros ou lixeiras, entre outras inúmeras possibilidades que descobrimos, serem possíveis diante da sua criatividade e imaginação. E é exatamente por isso que você, síndico, deve redobrar a atenção neste período.

Quais medidas devo adotar para evitar transtornos durante as férias no condomínio?

É de extrema importância fazer uma análise estrutural, checar obras e acabamentos além de verificar o que está pronto e o que não está, em áreas como playground, quadra de futebol (atenção a redes e traves), áreas de lazer e piscina (trincas, azulejos quebrados e quinas). Não se esqueça de retirar objetos de locais indevidos que possam causar acidentes.

Dessa forma, análises estruturais devem ser feitas por um profissional especializado na área, para serem mais precisas. Concluir todas as manutenções periódicas é imprescindível. Além de te deixar resguardado de que não haverá problemas futuros por imprudência ou falta de verificação, pode evitar com que você fique sobrecarregado no período das férias no condomínio e nos demais períodos do ano. Vale a pena se planejar.

Do mesmo modo, entre em contato com os responsáveis das crianças sempre que vê-las desacompanhadas no condomínio e oriente os colaboradores e também os moradores, para fazerem o mesmo. Quanto mais pessoas estiverem cientes das regras e normas do condomínio, mais segurança os “pequenos” terão. Lembre-se: o síndico não é responsável por nenhuma criança, mas tem o dever de deixar o condomínio em plenas condições para os moradores.

Por que devemos nos preocupar com a segurança das crianças no condomínio?

Você sabia que de acordo com um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) realizado em 2020, 52% das mortes de crianças entre 1 e 9 anos ocorrem em piscinas? É um número alarmante, que traz reflexões sobre a importância de orientar a criança como se comportar nas áreas comuns ou de lazer do condomínio, além de sempre acompanhá-la em suas “aventuras”. Não deixe que aconteça nenhum acidente em seu condomínio.

Algumas pessoas que trabalham de home-office no condomínio, podem se sentir prejudicadas. O que fazer?

A melhor receita sempre será a comunicação. Caso tenha algum morador no condomínio em regime de home-office e porventura estiver se sentindo incomodado com o barulho das crianças, converse com essa pessoa e busque sempre a melhor solução. O ideal é criar um grupo ou agendar reuniões com os moradores e principalmente, tutores das crianças, para falar sobre o assunto. Assim, as crianças conseguem aproveitar as férias no condomínio tranquilamente sem gerar prejuízos às pessoas que trabalham nesse regime.

Algum morador não passará as férias no condomínio? Siga essas dicas para não ter transtornos. 

– Peça para que o morador evite se comunicar sobre sua viagem com estranhos. Isso pode evitar com que a unidade sofra furtos e roubos.

– Peça para deixarem as chaves com uma pessoa de confiança caso for viajar, de preferência, alguém que resida na mesma região. Assim, caso ocorra algum problema elétrico ou hidráulico no edifício, que seja necessário realizar manutenção através de  sua unidade, não será preciso o arrombamento da porta para resolver a situação;

– Peça para manter os contatos de urgência atualizados;

– Qualquer movimentação de pessoas que por ventura for ocorrer na unidade durante sua ausência do morador, deve ser comunicada a você previamente, para estar ciente. Furtos e roubos podem ocorrer neste período de viagem;

– Oriente sempre a desligarem os registros quando forem viajar. É necessário que o morador verifique se todos eles, inclusive o de gás, estão fechados e se todas as luzes do imóvel estão desligadas. Com essas medidas é evitar desperdícios e acidentes;

– Enfim, peça para fecharem todas as janelas e tranquem as portas.

Assim, agora que você, síndico, já sabe como passar o período das férias no condomínio com tranquilidade e de maneira segura, que tal compartilhar essas dicas com outros profissionais que também possam vivenciar um período de boas férias no condomínio?

Ah, não se esqueça de deixar nos comentários sobre o que você achou do texto. Sua opinião é importante para nós.

Este post tem 6 comentários

Deixe um comentário