fbpx
+55 31 3218 5000

Dicas para implementar um controle de acesso para condomínios? Saiba aqui!

Dicas para implementar um controle de acesso para condomínios? Saiba aqui!

Ter um controle de acesso para condomínios é essencial, principalmente nos grandes centros urbanos, onde a criminalidade é maior. Por isso, se você é síndico de um empreendimento, recomenda-se que fique atento sobre esse assunto.

Ao implementar um controle de acesso para condomínios eficiente, você poderá trazer mais segurança para os moradores. Além disso, isso valoriza o ambiente, tendo em vista que as pessoas que moram no local estarão mais seguras e a procura por apartamentos no prédio pode aumentar.

Mas, afinal, como controlar os acessos em um condomínio? A seguir, apresentaremos algumas dicas. Siga com a gente e confira agora mesmo!

Conte com boas definições de normas de acesso ao condomínio

Por mais que se invista em recursos tecnológicos para controlar o acesso aos condomínios, é preciso definir boas práticas e políticas para garantir que a segurança se efetive. Também é necessário fiscalizar para saber se moradores e funcionários estão cumprindo as normativas.

Devem ser criadas normas para:

  • a entrada e saída dos moradores a pé;
  • controle dos visitantes que entram no condomínio;
  • controle da entrada de entregadores de delivery;
  • controle da entrada de diaristas e outros prestadores de serviço.

Os porteiros devem ser instruídos a sempre conferir as informações sobre as pessoas que entram e saem do condomínio. Também precisam entrar em contato com o morador que as receberá, para que a entrada seja liberada ou não.

Implante o videoporteiro

Para os condomínios que não têm serviço de portaria 24 horas, uma boa ideia é o uso do videoporteiro. Com essa tecnologia, uma câmera é instalada na entrada do prédio e quando alguém interfona, o morador consegue ver quem é a pessoa que está aguardando para entrar.

Assim, se o visitante for um amigo ou prestador de serviço, por exemplo, a entrada poderá ser liberada, sem que seja necessário deslocar-se até o portão. Isso reflete em segurança para o morador.

Adote a biometria

A biometria é um sistema que vem cada vez mais sendo adotado por condomínios. Ela é muito útil, já que utiliza a tecnologia para identificar quem pode ou não acessar áreas comuns do local, como salões de festas, piscinas, áreas de lazer etc.

O reconhecimento biométrico pode ser feito a partir da leitura do rosto ou da impressão digital das pessoas, utilizando aplicativos, por exemplo.

Utilize sensores de presença

Os sensores de presença são recomendados para manter a segurança em vários ambientes. Eles conseguem detectar qualquer movimento estranho ou calor em um local, emitindo um alarme, caso isso aconteça.

Assim, é possível saber se uma pessoa não autorizada entrou em uma área comum do condomínio. Caso isso aconteça, podem ser tomadas as medidas cabíveis, como chamar a polícia.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o controle de acesso para condomínios, não deixe de considerar esses tópicos e colocar os recursos em prática no seu condomínio, oferecendo maior segurança para os seus profissionais e também para os moradores.

Quer saber mais sobre como administrar o seu condomínio? Leia também este post!

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu