fbpx
+55 31 3218 5000

O papel do Síndico Profissional na administração condominial

O papel do Síndico Profissional na administração condominial

síndico profissional surgiu da necessidade de suprir um problema que tem crescido consideravelmente nos condomínios: a dificuldade de encontrar um morador que tenha tempo, conhecimento e interesse em atuar como síndico.

Eleição do Síndico Profissional

Esse profissional terceirizado é eleito em assembleia para exercer as funções atribuídas ao síndico morador e passa a responder civil e criminalmente pelo condomínio. Nesse caso, o Conselho Fiscal do condomínio fica responsável por coordenar e fiscalizar sua atuação.

Na hora de eleger este profissional, vale levar em consideração algumas habilidades e características que identificam um bom síndico, são elas: ter empatia e calma na hora de gerencias crises, possuir afinidade com administração, contabilidade, direito, recursos humanos, finanças e ser organizado.

Valores Praticados

O valor cobrado pelo síndico profissional varia muito, uma vez que não existe uma tabela de piso salarial por não ser uma profissão regulamentada. Nessas condições o valor proposto leva em consideração o número de unidades existentes no condomínio, quantidades de áreas comuns e de lazer, tamanho da equipe de funcionários  e o número de visitas que serão realizadas no condomínio semanalmente.

Administradora e Síndico

Normalmente, apesar de ser qualificado para o cargo, é recomendado que o profissional tenha uma administradora de condomínios atuando como parceira, pois dessa forma a empresa fica responsável por funções administrativas e contábeis  que ele não exerce, além de o recrutamento de profissionais terceirizados, assessoramento jurídico e cobrança. Geralmente só a administradora é capaz de prover uma estrutura digital, segura e confiável para o conforto dos síndicos e dos condôminos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu