Boas práticas para o período de festas no condomínio

  • Categoria do post:Administração
  • Última modificação do post:19 de novembro de 2025
  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura

O fim de ano é, sem dúvida, uma época de alegria e celebração. No entanto, as festividades, quando acontecem dentro do condomínio, podem vir acompanhados de algumas situações incômodas: excesso de barulho, áreas comuns tumultuadas e maior circulação de pessoas.

Como garantir que a ceia de Natal do seu vizinho não atrapalhe o seu sono e que a festa de Réveillon de todos seja segura e tranquila?

Pensando nisso, reunimos dicas práticas para condôminos e síndicos equilibrarem diversão, segurança e boa convivência durante este período.

Continue lendo e descubra como ter uma temporada de festas harmoniosa!

Consulte o regimento interno 

Antes de planejar qualquer celebração, seja uma festa no salão ou uma reunião íntima no apartamento, os moradores devem verificar  no regimento interno  as regras sobre horários de silêncio, quais áreas podem ser utilizadas para comemorações, normas de uso das áreas comuns e procedimentos de segurança para entrada de visitantes. Conhecer essas regras evita multas e, principalmente, conflitos desnecessários.

Planejamento e antecedência garantem a organização

Espaços como salões de festas, churrasqueiras e áreas gourmet são muito concorridos no final do ano. Portanto, assim que definir a data da sua celebração, utilize o calendário de reservas do condomínio para verificar a disponibilidade.

Certifique-se sobre horários permitidos, limites de ocupação e a responsabilidade pela limpeza após o uso.

Imprevistos acontecem, mas se o seu evento for cancelado ou adiado, comunique à administração o mais rápido possível. Cancelar o quanto antes libera a reserva para outro vizinho e ajuda a equipe de limpeza e portaria a reorganizar as tarefas.

A PACTO disponibiliza aos seus clientes a ferramenta Reserva de Espaço. Com ela, síndicos podem cadastrar as áreas de lazer do condomínio e gerenciar as solicitações. Os moradores conseguem reservar os espaços e acompanhar as solicitações pelo site ou pelo aplicativo PACTO, com apenas alguns passos. Faça o download do aplicativo PACTO e comece a planejar o próximo evento!

Celebrar sem exagerar no volume

Barulho excessivo é uma das principais causas de reclamações, especialmente durante as festas no condomínio. Eventos mais animados podem se estender, mas o barulho deve se encerrar dentro do horário permitido, para não prejudicar quem precisa descansar. Siga os horários estabelecidos pelo condomínio para não haver problemas e nem constrangimentos.

Limite de pessoas para segurança e conforto

Nas áreas comuns, verifique a capacidade máxima estabelecida pelo condomínio. Exceder este limite não é apenas desconfortável, mas é uma violação das regras de segurança e prevenção de incêndios do local.

No apartamento, uma festa lotada pode facilmente levar ao aumento do ruído, e à ocupação indevida de áreas comuns (corredores, hall).

Reforço da segurança durante as festas

Com o aumento da circulação de pessoas no final do ano, a segurança do condomínio depende da colaboração responsável de cada morador.

Envie a lista completa de convidados, prestadores de serviço e fornecedores para a portaria com a antecedência de 24 a 48 horas.

Comunique a seus amigos e familiares sobre a política de identificação da portaria. Oriente-os a apresentar um documento na portaria e a seguir as instruções de acesso.

Se achou esse conteúdo sobre festas no condomínio interessante e acredita que ele possa ajudar outras pessoas, compartilhe! Se ainda tem dúvidas, deixe aqui seu comentário.

Deixe um comentário