A cada dia mais, os condomínios estão se modernizando para atender às necessidades dos seus condôminos. Isso está acontecendo desde a adoção de aplicativos para acessar algumas facilidades ou até mesmo serviços. Tendo isso em vista, a novidade do momento para esse segmento é o mercado autônomo.
Seja pela comodidade, rapidez ou também por ser uma maneira mais segura de se fazer compras na pandemia, o fato é que os mercados autônomos caíram no gosto da população. Então, quer saber mais sobre eles? Siga na leitura deste texto que daremos detalhes de como funcionam e o porquê o seu condomínio deveria ter um. Confira!
O que são mercados autônomos?
Os mercados autônomos são semelhantes aos minimercados que podem ser encontrados em bairros, no qual há itens básicos. Eles funcionam 24 horas por dia durante 7 dias da semana e no sistema “honest market”, ou seja, não há funcionário alocado.
Nesse modelo, assim como acontece nos supermercados tradicionais, há gôndolas onde os produtos ficam expostos e o morador vai até o local para escolher o que deseja. Porém, o pagamento da compra é feito pelo próprio cliente, que deve escanear os rótulos para validação do preço, por meio de um aplicativo.
Veja o passo a passo para realizar compras nos mercados autônomos:
- O condômino vai até o mercado e escolhe o produto, conforme as suas necessidades;
- Em seguida, ele escaneia o código de barras dos produtos escolhidos por meio de um aplicativo e confirma o carrinho de compras;
- Por fim, o condômino insere os dados do seu cartão de crédito no aplicativo e realiza o pagamento das compras.
Esse modelo de mercado é indicado para condomínios a partir de 100 apartamentos, padrão A e B.
Principais vantagens
Os mercados autônomos possuem inúmeros benefícios, como já citamos acima, praticidade e segurança sanitária em meio a pandemia. Para além desses também podemos citar:
- Funcionamento 24 horas por dia;
- Segurança para os condôminos;
- Preço dos produtos seguem os valores de supermercado e não de lojas de conveniência;
- De 80 a 400 produtos disponíveis conforme o padrão e quantidade de condôminos;
- Sistema que permite a validação por idade para a compra de bebidas alcoólicas.
Para os condomínios, ter um mercado autônomo também pode ter várias vantagens, sendo que um dos pontos mais importantes é que a instalação desse espaço não requer nenhum investimento. Ou seja, o condomínio não precisa fazer nenhum aporte financeiro para ter um minimercado.
Pelo contrário, a empresa responsável pelo mercado faz toda a instalação e ainda destina parte do lucro para o condomínio, como uma forma de pagamento de aluguel pelo uso do espaço.
O estoque é controlado e abastecido pela empresa responsável. Por isso, o síndico e a administração não se envolvem em nada, apenas colhem o benefício de dispor mais esta comodidade aos condôminos.