fbpx
+55 31 3218 5000

Compliance condominial: saiba tudo sobre o assunto

Compliance condominial: saiba tudo sobre o assunto

Você já ouviu falar e sabe o que é compliance condominial? Hoje em dia, contar com uma gestão transparente é o foco não apenas das grandes empresas multinacionais, mas de todos os empreendimentos. Inclusive dos condomínios.

O compliance condominial é uma maneira prática de prevenir fraudes e desvios de dinheiro, assim como garantir a transparência e a ética dos processos.

Se você tem interesse pelo tema e deseja conhecer todos os detalhes acerca do conceito de compliance condominial, continue a leitura deste post. 

O que é compliance condominial?

Por si só, o compliance tem relação com a integridade corporativa e com estar alinhado às regras da empresa de maneira que todos as cumpram. Trata-se de uma medida para coibir atitudes antiéticas e escândalos de corrupção.

O compliance condominial tem como objetivo evitar desvios de verbas, fraudes, desfalques e outros problemas sérios que podem ocorrer em um condomínio. Além disso, ele promove uma gestão honesta e transparente.

Como funciona o compliance condominial?

Em um condomínio, a gestão é exercida pelo síndico, que é eleito com o suporte da administradora e dos conselhos. Dessa maneira, trata-se de um reduzido grupo de pessoas que cuida do patrimônio de todos os moradores.

Só que erros podem ocorrer tanto por desconhecimento quanto por má fé. Nesse sentido, as empresas prestadoras de serviço e até mesmo os colaboradores do condomínio podem apresentar riscos se não houver regras bem definidas.

Assim, o compliance condominial promove mais segurança por meio de documentos.  Por exemplo, legislação vigente, regimento interno e convenção do condomínio. Esses itens devem ser cumpridos por todos, sem qualquer tipo de exceção.

Como aplicar esse conceito na prática?

Ao descobrir a importância do compliance condominial, você deve estar se perguntando como é possível aplicá-lo na prática. Para ajudá-lo, vamos apresentar, a seguir, algumas dicas!

Estruture um código de conduta e procedimentos

O código de conduta é uma das principais ferramentas do compliance. Por meio desse documento, é possível determinar valores e a conduta do condomínio, condôminos e funcionários. Ele também ajuda a definir os procedimentos para o monitoramento e controle das normas.

Avalie e acompanhe os contratos de prestação de serviços

Dentro de um condomínio existem determinadas situações que podem ocorrer e que cabem suborno, como em um contrato de manutenção ou prestação de serviço. Por essa razão, é fundamental avaliar e acompanhar cada contrato, a fim de identificar e corrigir possíveis falhas.

Conte com uma equipe engajada

Para que o compliance condominial seja implementado e surta os efeitos desejados, é importante que o condomínio conte com uma equipe engajada. Os colaboradores devem cumprir e fazer com que nas normas sejam cumpridas. Além disso, é preciso, inclusive, fazer denúncias quando uma irregularidade é cometida.

Agora que você já sabe o que é compliance condominial e conhece a sua importância, lembre-se: a tecnologia é uma importante ferramenta e pode facilitar esse procedimento. Pois, por meio dela, é possível contar com canais eficientes que facilitam a comunicação de denúncias.

Se você gostou de aprender sobre o compliance condominial, assine a nossa newsletter. Assim, você vai receber atualizações sobre nossos novos conteúdos!

Deixe uma resposta

Fechar Menu