Administrar um condomínio é um grande desafio, afinal, envolve uma série de funções que precisam ser bem executadas para garantir a satisfação e o bem-estar tanto dos moradores quanto dos funcionários do local. Limpeza em dia, elevadores operando perfeitamente, piscina limpa, disponibilidade de dados, sistema de segurança funcionando são apenas alguns exemplos de uma gestão de facilities eficaz.
Embora pareçam atividades simples, não é fácil mantê-las sempre em ordem, tendo em vista a alta demanda de tarefas de um síndico. Pensando nisso, nós elaboramos um conteúdo completo sobre o tema.
A seguir, entenda o que são facilities, quais as vantagens de uma gestão eficaz e, ainda, aprenda como administrá-las de forma eficiente.
O que é gestão de facilities?
Facilities são todos os serviços que envolvem a limpeza, manutenção da estrutura e segurança dos imóveis. Ou seja, os serviços terceirizados que um condomínio contrata para manter o bom funcionamento do empreendimento. Então, gestão de facilities é a administração de todas essas tarefas, incluindo:
· limpeza e conservação dos espaços compartilhados, como piscina, hall, áreas de circulação, salão de festas, academia, entre outros;
· serviço de portaria, controle de acesso e segurança do prédio;
· manutenção do paisagismo, limpeza e conservação externa, como troca de vidros, pintura e outras atividades;
· manutenção predial, como elevadores, instalações elétricas e hidráulicas.
Manter todos esses recursos em dia pode ser bastante desafiador para o síndico. Afinal, além disso, também há as demandas por parte dos condôminos, ocorrências, e uma série de tarefas administrativas que também necessitam ser feitas diariamente.
Por isso, o ideal é contar com um gestor de facilities, possibilitando que a gestão do condomínio como um todo seja mais eficaz.
O que faz um gestor de facilities?
É o profissional responsável por todo o funcionamento do condomínio. Então, ele cria um planejamento estratégico com foco nos serviços essenciais para o dia a dia no prédio.
Ou seja, ele gerencia os serviços de jardinagem, limpeza, manutenção da estrutura, serviços de segurança, administra os consertos e reparos a serem feitos, entre outras tarefas, para que todas as operações estejam disponíveis com a maior qualidade possível.
Contratar esses serviços, o síndico saberá que todos os serviços serão realizados com eficiência e terá mais tempo para se dedicar às outras funções, como prestação de contas, administração do condomínio, gestão dos recursos humanos, realização de assembleias, aplicação de multas, mediação de conflitos, entre outros.
Quais os benefícios de fazer a gestão de facilities em condomínios?
Ao contar com os serviços de uma administradora de condomínios, haverá um gestor de facilities, que exercerá todas as funções que listamos anteriormente. Desse modo, conforme comentamos, o síndico terá mais tempo para se dedicar com mais comprometimento a outras atividades.
Além disso, as operações vão estar sempre disponíveis e funcionando com qualidade, aumentando a satisfação, o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores. Outro ponto importante é a redução de custos, pois como o gestor de facilities já tem experiência e conhecimento, contratará prestadores de serviços eficazes, evitando o retrabalho.
Ele também será capaz de fazer a manutenção preventiva corretamente, diminuindo a ocorrência de reparos e manutenções corretivas, que têm um custo mais elevado.
Portanto, a gestão de facilities é extremamente útil para um condomínio. Contar com uma empresa experiente e idônea, a administração do empreendimento será ainda mais eficaz, reduzindo os custos e prestando serviços de alta qualidade.
Se você também quer uma gestão mais eficiente para o seu condomínio, entre em contato com a Pacto Administradora. Nós somos referência em administração condominial no mercado imobiliário mineiro e estamos atuando com excelência desde 1986, com mais de 2000 condomínios em nossa carteira.