Com a chegada de setembro, somos lembrados de algo extremamente importante: cuidar da saúde mental também é um ato de amor-próprio.
Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2003, o Setembro Amarelo passou a integrar oficialmente o calendário brasileiro em 2013. Mais do que uma campanha em empresas, escolas e instituições de saúde, o movimento busca quebrar tabus e promover o diálogo sobre a prevenção ao suicídio de uma forma mais aberta na sociedade.
Segundo a OMS, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio, e a cada três segundos alguém faz uma tentativa. Embora as taxas globais estejam em queda, na região das Américas, os números vêm crescendo. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio aparece como a quarta causa de morte mais recorrente.
No entanto, identificar os fatores de risco e sinais de alerta podem auxiliar na prevenção. Veja quais são os fatores de risco.
Principais fatores de risco para o suicídio
- Doenças mentais, como depressão, transtorno bipolar ou esquizofrenia
- Uso de drogas lícitas ou ilícitas
- Tentativas anteriores de suicídio
- Ações de planejamento para um possível suicídio, como escrever mensagens ou comportamento de despedida
- Comportamento impulsivo
- Histórico de trauma na infância e na adolescência
- Doenças crônicas como câncer, HIV ou outras doenças crônicas também podem aumentar o risco.
Como ajudar alguém em sinal de alerta
Observar que alguém próximo precisa de ajuda pode ser um momento desafiador, mas sua ação imediata faz toda a diferença. Lembre-se: o impulso suicida é muitas vezes transitório, podendo durar minutos ou horas, e uma resposta rápida pode salvar uma vida.
Veja o que você pode fazer para ajudar:
- Procure ajuda profissional. Ofereça-se para acompanhar a pessoa a uma consulta com um psicólogo ou psiquiatra.
- Não deixe a pessoa sozinha. Portas não devem ser trancadas. Sua presença já oferece segurança e apoio.
- Remova objetos perigosos, como armas, cartelas de medicamentos. Isso reduz o risco imediato.
- Leve as ameaças a sério. Nunca ignore sinais ou comentários sobre suicídio. Qualquer menção a tirar a própria vida é um pedido de ajuda.
- O suicídio é uma emergência médica. Ao se deparar com uma situação de tentativa de suicídio eminente, ligue para o 192 (SAMU)
Fonte: Cartilha “Suicídio – Informando para prevenir” ABP/CFM
Todos nós temos ações importantes na conscientização e prevenção do suicídio. O Setembro Amarelo nos lembra que a vida é o bem mais precioso, e a nossa atenção e empatia são fundamentais para salvar vidas. Estar atento aos sinais, oferecer escuta sem julgamentos e acolher a dor do outro são atitudes simples, mas que têm um impacto profundo. 🎗️
Serviço
Telefone 188
Horário de atendimento por telefone: Disponível 24 horas
Horário de atendimento por chat: Dom – 17h à 01h, Seg a Qui – 09h à 01h, Sex – 15h às 23h, Sáb – 16h à 01h