Inspeção predial: entenda o que é e qual sua importância!

  • Post category:Gestão Condominial
  • Post last modified:25 de maio de 2021
  • Reading time:8 mins read
You are currently viewing Inspeção predial: entenda o que é e qual sua importância!

A inspeção predial é uma preocupação na agenda de tarefas dos síndicos. Por ser uma exigência legal, o procedimento deve ser realizado para garantir que a estrutura do condomínio esteja em dia com as normas de segurança. Diante disso, funciona como uma forma de prevenir problemas mais sérios na gestão condominial.

Além disso, outro ponto interessante é que o processo ajuda na hora de tomar boas decisões em relação aos investimentos financeiros, pois mostra o que realmente precisa ser aprimorado. Assim, o papel da equipe interna é compreender o que esperar da inspeção para usá-la como uma atividade agregadora.

Quer saber mais? Vamos mostrar o que é inspeção predial e tirar outras dúvidas sobre o assunto. Então acompanhe!

Conheça a importância da inspeção predial

O objetivo do procedimento é verificar qual a situação atual da construção e identificar a existência de falhas e perigos que podem causar acidentes, desabamentos ou outros riscos aos moradores. Devido a isso, normalmente, esse tipo de vistoria é realizada por um engenheiro ou arquiteto especializado na realização da função.

A obrigatoriedade estipulada em lei municipal existe para verificar e assegurar o cumprimento das regras de segurança. Além disso, avalia o tempo de uso dos equipamentos e cria soluções antecipadas para possíveis falhas características de uma estrutura como a de um condomínio.

Entenda o que pode ser avaliado

É importante ressaltar que as normas variam conforme cada região, pois se trata de lei municipal. Então, é indispensável avaliar cuidadosamente o que precisa ser especialmente cumprido pela administração de cada lugar.

No entanto, alguns fatores técnicos permanecem fixos em todos os tipos de vistorias. Por isso, a busca vai desde pequenos problemas até situações críticas que podem levar a grandes acidentes.

Veja, a seguir, alguns pontos avaliados:

  • estrutura do condomínio de maneira geral;
  • situação das instalações elétricas;
  • parte hidráulica;
  • revestimentos da parte externa;
  • revestimento da parte interna;
  • segurança dos elevadores;
  • climatização;
  • ventilação;
  • coberturas;
  • exaustão da parte mecânica;
  • sistema de segurança contra incêndios;
  • proteção contra choque elétrico;
  • telhados.

NBR 16.747

A inspeção acontece em diversas etapas. Após todas elas serem finalizadas, é preciso gerar um laudo — a ser entregue para o síndico e por ele guardado. Nesse documento serão atestadas as condições de segurança e outras funcionalidades da situação do condomínio.

Ademais, o Laudo Técnico de Inspeção Predial (LTIP) é um documento que deve estar na lista de prioridades do time responsável pela administração condominial, como forma de garantir o estado de conservação do local onde a construção foi realizada.

Já a ABNT gerou a NBR 16.747 para padronizar esse processo de inspeção predial e aumentar o rigor em relação ao processo. Por isso, essa normativa foi responsável por facilitar a realização das inspeções e a criação dos laudos de maneira geral.

A partir de algumas mudanças, o checklist sugerido no processo de avaliação ajuda o síndico a ter em mãos todos os documentos exigidos. Pois permite que o engenheiro responsável pela vistoria solicite outros técnicos para auxiliá-lo em questões mais complexas. Como, por exemplo, os sistemas de gás ou de proteção contra descargas elétricas.

Inspeção adequada

Os condomínios que não fizerem a inspeção adequada podem pagar multas e enfrentar uma série de outros processos decorrentes da falta de manutenção e reparos.

Por isso, uma das principais vantagens de colocar esse processo na lista de prioridades é diminuir as taxas de condomínio, pois é necessário gastar menos com reparos emergenciais e, muitas vezes, desnecessários.

Outro ponto importante está na completa preservação da estrutura do condomínio. Isso assegura a integridade física de todos os moradores, colaboradores e visitantes. Por fim, vale citar que esses cuidados ainda agregam valor a edificação por deixar o local mais bonito esteticamente.

Agora ficou claro como a inspeção predial é uma atividade indispensável na lista de afazeres do síndico.

Além da preocupação com o bem-estar de maneira geral, se atentar ao rigor da inspeção faz muita diferença na atuação do time responsável pelo gerenciamento condominial. Afinal, ele conseguirá atuar de maneira tranquila com todos os requisitos de segurança em dia.

Gostou das informações do artigo? Então aproveite para nos seguir no FacebookInstagramLinkedIn e Youtube e ficar por dentro de outros conteúdos sobre o assunto.

Deixe um comentário