Atualmente, a nível mundial, alimentos e resíduos orgânicos são o principal componente do lixo municipal, compreendendo até 80% do total produzido. Cerca de 30% de todos os alimentos cultivados para consumo humano são perdidos ou desperdiçados todos os anos, sendo que a maior parte acaba em aterros sanitários.
Porém, com atitudes simples, eles podem ser tratados para produzir composto, combustível renovável e outros produtos, além de criar empregos, apoiar produções e empresas locais de coleta seletiva, deixando o dia a dia mais sustentável.
Mas você sabe como fazer para bem aproveitar os resíduos orgânicos gerados no seu condomínio? Acompanhe o post e confira 6 ótimas dicas.
O que são resíduos orgânicos?
Resíduos orgânicos, em um conceito comum, referem-se a resíduos biodegradáveis, compostáveis ou ainda de matéria orgânica passível de reciclagem provindo de residências, empresas, fontes industriais e instituições. Exemplos de resíduos orgânicos incluem restos de comida, restos de quintal ou atividades de jardinagem, produtos de papel e biossólidos.
É dever de todos reduzir o desperdício e gerar um melhor proveito de nossas fontes alimentares e energéticas. Muitas vezes, com um mínimo de esforço, conseguimos reduzir e reaproveitar resíduos, economizando dinheiro e ajudando a proteger o meio ambiente.
Então, como aproveitar os resíduos orgânicos?
Os resíduos podem ser utilizados das formas mais variadas possíveis, indo desde receitas, pesticidas naturais, rações animais e até mesmo como fonte de energia renovável, saber como manusear os resíduos orgânicos da melhor forma possível é vital e ecologicamente correto para o meio ambiente. No entanto, muitos ainda possuem dúvidas sobre o que fazer com eles.
Uma das melhores formas de aproveitar os resíduos orgânicos é por meio da compostagem. Para isso, você pode distribuir composteiras pelo condomínio e, ainda, incentivar que os moradores adquiram suas próprias caixas, pois são pequenas e cabem nos apartamentos. A seguir, confira algumas dicas de como aproveitar esse tipo de resíduo:
- adube as plantas — a partir da compostagem você obterá um produto semelhante a terra, mas muito mais rico em nutrientes. Adicione às plantas do condomínio para ter um paisagismo ainda mais belo;
- utilize como fertilizante — a compostagem ainda gera um líquido biofertilizante chamado chorume, sem cheiro, que é um ótimo fertilizante para as plantas;
- faça novas receitas — as sementes de abóbora, girassol e melão podem ser assadas para o preparo de petiscos ou, ainda, para pães, molhos e farinhas. Outra ideia é utilizar a casca do abacaxi e de pêssego para fazer chás ou, até mesmo, geleia, pois o caroço do pêssego contém pectina, que dá a textura certa;
- conserve o açúcar mascavo — cascas cítricas (como limão, tangerina e laranja) são ótimas para fazer o açúcar mascavo durar mais tempo;
- afaste os mosquitos — quando deixadas em locais estratégicos, as cascas cítricas são ótimos repelentes;
- reaproveite as cascas dos ovos — por serem muito nutritivas, as cascas podem ser trituradas e acrescentadas à terra, para nutrir as plantas.
Por fim, cuidar do meio ambiente passa por atitudes executadas onde vivemos. Promover o bom aproveitamento de resíduos orgânicos produzidos no condomínio é cooperar para um futuro melhor, mais ecológico e mais sustentável, gerando assim uma boa gestão condominial.
Gostou do conteúdo? Então, não deixe de nos seguir nas redes sociais para descobrir mais dicas de gestão de condomínio. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.