Promover a interação entre os condôminos é uma importante atribuição do síndico que aprimora a cooperação e ajuda a ampliar a sensação de bem-estar no condomínio. Assim, o fomento ao desenvolvimento e implementação de uma vizinhança colaborativa deve ter destaque na atuação do responsável pela gestão.
Existem boas práticas que podem ser adotadas e que levam ao aprimoramento da comunicação, facilitando essa interação. São iniciativas simples, mas de grande eficiência.
Quer saber mais? Continue a leitura e conheça 5 dicas de como aumentar a interação entre condôminos.
1. Realize festas
Condomínios com salão de festas permitem tirar proveito dessa facilidade local, organizando eventos que ajudam a aproximar os condôminos. Atividades assim facilitam que diversas pessoas se conheçam, assim como dão oportunidade para ocorrerem novas interações.
Para esse fim, você pode se aproveitar de datas geralmente festivas, como são aquelas das festas juninas, assim como do acompanhamento de campeonatos esportivos com uma projeção em tela grande. Vale usar a criatividade e promover encontros leves e alegres que constituem um excelente facilitador para a comunicação.
2. Use o mural de avisos
Mesmo com toda facilidade oferecida pela tecnologia, o velho e bom quadro de avisos se mantém firme como instrumento de informação. Em um condomínio, é importante que alguns documentos estejam expostos, como, por exemplo, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
Mas, promover a interação entre os condôminos também é um bom motivo para se fazer uso dessa ferramenta. Assim, datas festivas, agradecimentos e organização de eventos locais são algumas de suas utilizações que o tornam mais simpático e levam para que seja mais observada.
3. Adote ferramentas de socialização
A tecnologia, entre outras facilidades, disponibiliza diversos mecanismos e aplicativos como ferramentas de socialização. Faça uso deles e encurte os caminhos, ao mesmo tempo, em que amplia o alcance da comunicação, até mesmo, entre vizinhos.
A criação de um grupo para interatividade entre os condôminos pode ser uma forma de introduzir um grande facilitador. É recomendável algumas regras básicas para ser, de fato, um instrumento de aproximação entre a maioria.
4. Tenha uma agenda de eventos internos
Você pode ficar atento às principais datas de feriados, como Natal, períodos de férias e outros, nos quais possa promover eventos internos que estimulam e facilitam a interação entre os condôminos. Em especial, leve em conta as crianças e a facilidade com que elas podem promover a aproximação dos pais.
5. Atente para a comunicação pessoal
Apesar de todos os instrumentos e facilitadores da comunicação, o contato pessoal tem uma importância muito grande. Não perca a oportunidade de aproveitar encontros fortuitos no elevador, na portaria ou nos caminhos do condomínio.
Sua discrição no uso de redes sociais ao passar determinadas informações pode ser compensada com a conversa individual quando necessária. De todo modo, aproveite sempre para estimular a aproximação entre condôminos nessas horas.
Como você pôde ver, a interação entre os condôminos pode e deve ser estimulada pelo síndico. Ele dispõe de meios e facilitadores para esse fim e, sabendo utilizá-los, será o grande mentor da aproximação entre pessoas que, afinal, vivem em uma mesma área.
Gostou? Quer saber mais? Continue conosco curtindo nossa página no Facebook.
Pingback: Economia compartilhada em condomínios: entenda como funciona - PACTO Administradora de Condomínios