fbpx
+55 31 3218 5000    Área de Cliente

Por que fazer uma auditoria de condomínio e qual a hora certa?

Por que fazer uma auditoria de condomínio e qual a hora certa?

Quando falamos em condomínio, precisamos ter em mente que é um coletivo de pessoas dividindo o mesmo espaço e auxiliando, ao mesmo tempo, na manutenção do espaço, principalmente, por meio do pagamento da taxa condominial. Uma boa forma de garantir transparência dessa taxa é por meio da auditoria de condomínio.

Assim, é importante garantir uma maior transparência, mostrando para os moradores que as contas estão em dia e não há maiores problemas, sendo justo com os valores que eles estão pagando.

Neste artigo nós vamos falar mais sobre o tema e tirar suas dúvidas. Então, continue lendo e entenda mais sobre esse assunto.

O que é uma auditoria de condomínio?

A auditoria de condomínio é um procedimento no qual uma empresa externa fará a avaliação das contas do local, verificando se elas estão em dia ou, caso contrário, em quais pontos há evidências de possíveis fraudes e questões que coloquem a lisura do local em xeque.

Quais os tipos existentes de auditoria de condomínio?

Há dois tipos principais de auditoria de condomínio e que podem ser aplicadas em casos diferentes, como mostraremos a seguir

Emergenciais

São aquelas solicitadas quando os condôminos suspeitam, por algum motivo, que há algo errado e, assim, pedem para que o procedimento seja realizado, a fim de analisar se é preciso realizar algum tipo de intervenção para solucionar possíveis fraudes e problemas. Assim, analisa-se em que ponto pode estar um erro já ocorrido.

Preventivas

São as auditorias que ocorrem justamente para manter a análise consistente da situação, evitando que seja preciso realizar uma intervenção emergencial em caso de problemas. É, assim, uma forma de evitar possíveis brechas que possam causar problemas contábeis no futuro.

Por que fazer uma auditoria de condomínio?

Há uma série de motivos pelos quais é importante realizar uma auditoria de condomínio. Os principais deles são:

  • melhora da gestão do condomínio;
  • combate a fraudes que possam ocorrer;
  • maior transparência sobre a prestação de contas sobre os gastos internos do condomínio;
  • acompanhamento das contas do condomínio e controle de despesas;
  • verificação da lisura das notas fiscais emitidas para o local;
  • análise dos contratos realizados e verificando se há algum tipo de problema.

Qual a hora certa de fazer uma auditoria de condomínio?

Isso dependerá do tipo de auditoria realizada. Por exemplo, no caso preventivo, é importante que ela seja feita de forma periódica, para cumprir seu papel, justamente, de encontrar possíveis problemas antes que eles ocorram. Nesse caso, pode-se definir um período mensal, trimestral, semestral ou anual, dependendo de como funciona o negócio.

Já no caso da emergencial, deve ser solicitada sempre que houver uma suspeita de problemas na contabilidade do condomínio, podendo ser feita por parte do síndico.

A auditoria de condomínio tem um papel importante na transparência das contas do local. Assim, é fundamental estar atento para o momento certo de realizá-la e torná-la pública para todos os moradores. Assim, pode-se minimizar problemas internos, conflitos e desconfianças.

Para isso, é importante ter uma empresa como a PACTO como parceira do seu condomínio. Conheça nossos serviços em nosso site e saiba como podemos auxiliar em uma melhor gestão do espaço.

Deixe uma resposta

Fechar Menu