fbpx
+55 31 3218 5000    Área de Cliente

Condomínio inteligente: confira as principais características

Condomínio inteligente: confira as principais características

Apostar em um condomínio inteligente é a melhor maneira de garantir uma gestão impecável e a otimização do trabalho. Afinal, a tecnologia representa um divisor de águas na hora de reduzir custos, aumentar a segurança e ajuda nas decisões.

Ao implementar os avanços tecnológicos em situações que envolvem muita burocracia ou problemas de comunicação, também se torna mais simples acessar informações de maneira rápida diante de qualquer solicitação. Na prática, além de agilizar as funções do síndico, ainda melhora a experiência dos moradores.

Quer saber mais? Vamos mostrar 5 características do condomínio inteligente. Acompanhe!

1. Assembleia virtual

Um dos maiores problemas para os síndicos é gastar bastante tempo ao organizar uma assembleia com os moradores e não conseguir alcançar bons resultados por faltas ou outros problemas de comunicação.

Dessa maneira, a assembleia virtual se torna mais objetiva na discussão de assuntos.

Além disso, essa modalidade reduz o número de faltas e os gastos envolvidos no processo.

Como as discussões acontecem on-line, cada participante pode informar previamente qual o melhor horário e, assim, a partir da decisão do síndico estipular um momento que seja mais produtivo para todos. Outro ponto importante é que o formato digital torna a contabilização de votos e cada detalhe pode ser gravado com foco tanto em organização interna quanto em segurança.

2. Aplicativos para gestão de condomínios

O principal objetivo do condomínio inteligente é reduzir esforços, gastos e tornar todas as etapas da organização mais eficientes. Por esse motivo, os aplicativos especializados nesse tipo de serviço se tornam indispensáveis na hora de trazer diferenciais tecnológicos.

O dia a dia do síndico, nesse caso, fica muito mais dinâmico e com os dados seguros.

Além disso, o processo de funcionamento pode ser personalizado conforme as necessidades de cada síndico e as dificuldades que são mais presentes na gestão. O resultado positivo transforma também a relação entre os moradores e a prestação de contas muito mais simples.

Sem contar que o síndico e sua equipe de apoio conseguem enxergar claramente onde o dinheiro foi investido.

3. Identificação biométrica

O controle biométrico é uma necessidade em grandes condomínios. Afinal de contas, com a sensação de insegurança cada vez mais presente em grandes cidades, esse tipo de controle traz tranquilidade. A grande vantagem é que a tecnologia biométrica permite um cadastro mais amplo no controle interno do condomínio.

Portanto, ao fazer o registro, além da digital e foto, todas as informações sobre o visitante ou morador ficam no sistema e agilizam o processo sempre que for necessário acessar o local. Também é possível dividir os registros entre moradores, visitantes e colaboradores que faz toda a diferença até na abordagem da recepção.

4. Gestão eletrônica de documentos

Gerir um condomínio não é tarefa fácil. Além de todas as decisões estratégicas que envolvem a boa convivência, o síndico ainda precisa lidar com muita burocracia e compromissos fiscais que costumam tomar bastante tempo. Em função disso, apostar em condomínio inteligente reduz a quantidade de trabalho e torna os resultados mais claros.

Esse tipo de facilidade permite armazenar os documentos em segurança, localizar qualquer dado ou informação rapidamente, e compartilhar o que for necessário. Ao fazer uma análise detalhada, também se torna mais simples identificar nos pontos em que é possível reduzir custos sem perder qualidade.

5. Agendamento eletrônico de áreas comuns

O agendamento das áreas comuns é um fator frequente de confusões entre os moradores. Isso porque muitas pessoas deixam para reservar de última hora ou simplesmente precisam das mesmas datas. Sem contaras discussões que envolvem a presença de visitantes em locais de lazer.

Pronto! Agora você já sabe como funciona um condomínio inteligente e suas principais vantagens. O melhor caminho é optar por um sistema que seja referência na administração condominial, como o da PACTO. Só assim será possível otimizar o trabalho e manter a eficiência em cada detalhe.

Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para não perder nenhuma informação nova! 

Deixe uma resposta

Fechar Menu