fbpx
+55 31 3218 5000    Área de Cliente

Confira 4 dicas para realizar a prestação de contas no condomínio

Confira 4 dicas para realizar a prestação de contas no condomínio

A prestação de contas do condomínio é uma das atribuições mais delicadas e importantes da rotina de um síndico. Afinal, trata-se de um relatório detalhado sobre todas as transações financeiras feitas dentro de determinado período. Sendo assim, faz parte de uma gestão eficiente, tendo em vista que envolve as finanças dos condôminos e de suas residências.

Além disso, de acordo com o artigo 1.348 do Código Civil, é uma obrigação do síndico prestar contas à assembleia, anualmente e quando exigidas. Por ser um assunto tão sério e que ainda gera muitas dúvidas nos gestores, separamos dicas valiosas que ajudarão a manter o máximo de precisão e transparência ao prestar contas. Acompanhe!

1. Mantenha um relatório de receitas e despesas

A gestão do condomínio requer uma série de receitas e despesas ao longo de um ano. Então, o ideal é manter um relatório organizado e em dia, ou seja, sempre que um crédito for recebido ou houver qualquer gasto, é preciso registrá-los. Deixar para elaborar esses relatórios somente próximo da data de apresentação aumentará consideravelmente o risco de esquecer algum item e fazer com que o orçamento contenha erros.

Faça dois relatórios separados: o de receitas e o de despesas. No primeiro devem constar todos os créditos recebidos, tais como os pagamentos de taxas condominiais e suas multas por atraso, além de possíveis aluguéis de espaços comuns do condomínio.

Na parte de despesas, é importante separar os gastos em três:

  • fixos — folhas de pagamento, seguros e outros custos que têm valores próximos todos os meses;
  • variáveis — custos não frequentes cujo valor sofre variação de um mês para outro, como manutenções programadas;
  • extras — despesas não previstas, como reparos e obras emergenciais.

Além disso, no caso das despesas, também é fundamental arquivar todos os comprovantes.

2. Reúna a documentação necessária

O próximo passo para fazer uma boa prestação de contas do condomínio é reunir todos os documentos necessários para demonstrar aos moradores de que forma é feita a administração financeira do condomínio. Anote:

  • extrato da conta bancária;
  • relatório de investimentos;
  • balancete;
  • relatório de receitas, despesas e valores referentes à inadimplência;
  • documentos comprobatórios das despesas;
  • previsão orçamentária do ano seguinte.

É possível incluir outros documentos se o síndico julgar necessário para garantir que não haja nenhuma dúvida sobre como o dinheiro resultante das taxas condominiais é gerido.

3. Conte com o parecer do Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal é um órgão que trabalha em conjunto com o síndico nas questões financeiras. Logo, sua principal função é analisar as finanças e emitir pareceres aprovando ou não as contas. É formado por um grupo de condôminos eleitos por votação em reunião de assembleia.

Assim, uma ótima maneira de garantir mais transparência e segurança tanto para o síndico quanto os condôminos é solicitar que o Conselho analise as contas e emita um parecer, que deverá ser apresentado à assembleia e registrado em ata.

4. Prepare a apresentação

Como a prestação de contas do condomínio deve ser apresentada em assembleia para os moradores, é fundamental que todos compreendam as movimentações financeiras. Lembre-se de que a maioria deles pode ser leigo no que se refere à parte burocrática de administração. Desse modo, use um vocabulário simples, sem termos técnicos ou complicados.

Apesar dessas dicas, ainda é possível que sua prestação de contas do condomínio contenha falhas. Por isso, é essencial contar com a ajuda de uma administradora condominial, que oferece serviços especializados em cada setor da gestão, inclusive de contabilidade e de assessoria financeira, acompanhando toda a movimentação orçamentária para garantir uma gestão totalmente eficaz.

Então, entre em contato agora mesmo com a PACTO Administradora e saiba como podemos ajudar você!

Nos siga nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades! 

Deixe uma resposta

Fechar Menu