Carnaval no condomínio, veja como se divertir sem problemas

  • Categoria do post:Administração
  • Última modificação do post:10 de janeiro de 2024
  • Tempo de leitura:8 minutos de leitura
No momento, você está visualizando Carnaval no condomínio, veja como se divertir sem problemas

A magia do carnaval brasileiro é algo impressionante, reconhecida no mundo inteiro. O carnaval é, para muitos, o momento mais aguardado do ano. É tradição pintar o rosto, jogar confete para cima, usar glitter, purpurinas, máscaras, fantasias entre muitos outros acessórios, que não podem ficar de fora dessa festa.  Por isso, vamos te dar dicas de como ter um carnaval no condomínio sem problemas.

De acordo com a Belotur (empresa municipal de turismo de Belo Horizonte), assim como em 2023, neste ano também são esperados cerca de 5 milhões de foliões na capital.

Dessa forma, em um condomínio não é diferente. Se você mora em um, ou é síndico, onde os moradores decidiram aderir aos eventos de carnaval, é importante entender como proceder para não ter maiores problemas nesse período. Dessa forma, vamos contar tudo que você precisa saber para que o feriado não se transforme em pesadelo.

Como preparar o carnaval no condomínio sem problemas

Antes de mais nada, se você for morador ou síndico, é necessário se atentar no que diz as regras da Convenção e Regimento Interno do seu condomínio. Em momentos festivos, pode haver esquecimento sobre as regras, podendo gerar algumas reclamações verbais, notificações escritas ou multas.

Logo, é de extrema importância sempre verificar o que esses documentos estipulam a respeito de barulhos excessivos, festas, e sobre o uso das áreas comuns. O ideal é que esse seja o primeiro passo, para você ficar atento com os detalhes e evitar que ocorram quaisquer situações desagradáveis.

Sou morador. Quais passos devo tomar no período de festas no condomínio?

  • Preze pela segurança do seu condomínio. Tenha muita atenção com roubos ou furtos. Cuide para que tudo ocorra muito bem, fique atento com a entrada e saída de pessoas no seu condomínio, principalmente, se forem pessoas desconhecidas e não identificadas.
  • É importante lembrar que as crianças não podem ficar desacompanhadas em momento algum. Não se esqueça de vigiá-las durante todo tempo.
  • Informe seus visitantes com antecedência sobre o funcionamento e as regras do condomínio e cuide para correr tudo bem. Não deixe que eles transitem livremente pelo condomínio. Lembre-se que você é responsável por eles.
  • Preocupe-se com os artigos de decorações para o carnaval no condomínio. Sabemos que é tradicional o uso de máscaras, confete, purpurinas, glitter entre outros acessórios. Porém, caso for do seu interesse fazer a utilização do mesmo, consulte o síndico primeiro. Caso haja a liberação do uso do mesmo, cuide para higienizar o local após a festa, para não sobrecarregar os colaboradores do condomínio.
  • Atente-se aos barulhos excessivos, principalmente, fora do horário estipulado pela legislação local. Caixas de som, gritos, barulhos sonoros de equipamentos festivos e batuques, devem ser evitados para não incomodar outras pessoas, afinal, nem todos os moradores estarão em ritmo de festa, não é mesmo? Cuide para que o evento seja realizado com respeito e tranquilidade.
  • Contudo, evite entrar em contato com o síndico para falar sobre liberação de algo que não é permitido. Além de sobrecarregar o profissional, exceções causam desordem. Procure respeitar o que está definido em convenção, regimento ou ata de assembleia

Sou síndico(a). O que preciso fazer para que o carnaval no condomínio ocorra sem maiores problemas?

  • Antes de mais nada, o primeiro ato recomendável a você, síndico(a), é fazer uma comunicação prévia a respeito das regras do condomínio, sendo claro desde o princípio. É ideal alinhar essas regras com antecedência, em assembleias ou reuniões, para evitar problemas nos dias do carnaval.
  • Evite exceções. Ao flexibilizar as regras para determinada unidade, você está abrindo espaço para que outros moradores reivindiquem o mesmo.  Isso pode fazer com que você seja cobrado(a) depois, além de dificultar o controle da situação.
  • Pode acontecer de vários moradores solicitarem o agendamento do salão de festas ou área do churrasco no mesmo dia, já que o período de carnaval é curto. Sugira aos moradores um evento em conjunto e faça uma pesquisa para saber a opinião de todos. Caso não seja possível, fazer sorteios nos dias do evento para o uso, pode ser uma boa estratégia para resolver essa demanda.
  • Os condôminos são responsáveis por quaisquer atos de seus convidados. Fale com os moradores sobre isso para evitar problemas futuros.
  • Para segurança do condomínio, solicite algumas informações de identificação dos visitantes como nome completo, RG e placa do carro, por exemplo, para maior segurança. Em alguns casos, o condomínio pode usar aplicativos de gestão que vão facilitar esse controle de acesso de visitantes. Não se esqueça de orientar os colaboradores em relação à entrada e saída de pessoas desconhecidas do condomínio.
  • Caso algum morador descumpra as regras, você deve notificá-lo. Se houver reincidência, você poderá aplicar multa, ou, em casos extremos, contactar as autoridades. Mantenha-se responsável pela segurança e tranquilidade de todos no condomínio.

Não passarei o carnaval no condomínio. Preciso ter atenção em algum detalhe?

Sim. Mesmo que você for aproveitar a folia fora do seu condomínio, é necessário que você tome alguns cuidados para não ter problemas durante o período do carnaval. Antes de sair de casa, nunca se esqueça de conferir se as portas e janelas estão fechadas. Confira torneiras e chuveiros para evitar vazamentos em sua unidade. Desligue o gás e tire os eletrodomésticos das tomadas. Assim você evita que eles sofram descargas elétricas em caso de chuva forte.

Antes de mais nada, o ideal é avisar a uma pessoa de confiança que você ficará ausente e, se possível, deixar uma chave reserva com essa pessoa. Dessa forma você se resguarda em casos de emergência.

Afinal, seguindo todas essas dicas para o carnaval, o único problema que você vai ter é: não querer ir embora. Gostou do texto? Que tal colocar aí nos comentários onde você vai pular o carnaval neste ano? Estamos ansiosos para saber. Compartilhe essas dicas com seus vizinhos(as), para que eles também possam desfrutar de um carnaval maravilhoso.

Que seu “bloco” esteja preparado para as festas!

Deixe um comentário