fbpx
+55 31 3218 5000 ou 3360 7500    Área de Cliente

Conta de gás elevada no inverno: saiba os motivos

Conta de gás elevada no inverno: saiba os motivos

O inverno de 2021 tem surpreendido os brasileiros pelo recorde das baixas temperaturas. Enquanto o clima tropical não retorna ao país, a população enfrenta não só o frio fora do comum, mas também a conta de gás elevada.

Nesse texto, explicaremos porque o gás que utilizamos em nossas casas fica tão caro nesse período do ano. Por isso, para saber mais sobre o assunto, continue esta leitura.

Alta do gás no mercado brasileiro

Nos últimos meses, o aumento do preço do gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás de cozinha, provocado pela valorização do petróleo no mercado internacional, gerou preocupação para muitas pessoas. Isso porque este recurso é um dos itens mais importantes e também um dos que mais pesam no orçamento.

Além do gás de cozinha (GLP), houve, recentemente, o aumento do gás natural, reajustado em 7% no mês de julho. Apesar de ser mais utilizado nas indústrias, o gás natural também possui uma pequena porcentagem de utilização doméstica.

Outros motivos que fazem sua conta ficar mais cara

Além do alto preço no mercado, no inverno precisamos utilizar mais o gás, o que deixa as despesas ainda mais caras no fim do mês. Isso acontece porque, para aquecer a água do banho, por exemplo, é preciso utilizar mais gás para esquentá-la.

Geralmente, a água aquecida por gás saem de um boiler com uma temperatura em torno de 40, 45 graus para os apartamentos. Acontece que, essa água, no verão, é distribuída pela companhia, a uma temperatura de, aproximadamente, 20 graus. Para chegar aos 40, 45 graus, ela leva um tempo para ser aquecida pelo gás até chegar aos apartamentos.

Diante disso, no inverno, a temperatura da água distribuída pela companhia chega nas casas com uma temperatura mais fria, com 16, 17 graus, aproximadamente. Dessa forma, ela precisa de mais tempo para se aquecer e, consequentemente, gasta mais gás para atingir a temperatura ideal.

Após sair do boiler aquecida, a água segue para um reservatório que mantém a sua temperatura. Ainda assim, com a temperatura ambiente mais fria do que no normal, como acontece no inverno, o reservatório precisa utilizar mais gás para manter a água aquecida dentro dele.

Conclusão

Podemos concluir que, durante o inverno, o gás fica mais caro pelo consumo maior do recurso, que é utilizado para:

  • Aquecer a água que chega aos boilers mais fria;
  • Manter a temperatura ideal da água;
  • Porque as pessoas preferem usar água quente.

Viu como a simples queda das temperaturas podem afetar o seu bolso? O fato é que ninguém quer utilizar água fria no inverno, principalmente para o banho. Por isso, o ideal é controlar o tempo de uso deste recurso e economizar em outros itens da casa, como o uso de energia elétrica.

Conseguimos esclarecer suas dúvidas? Então, compartilhe este post nas redes sociais e ajude outras pessoas a saberem mais sobre o tema!

Deixe uma resposta

Fechar Menu