No dia 30 de novembro, as unidades do Grupo PACTO abriram, mais uma vez, suas portas para receberem todos os síndicos para comemorar uma data muito especial: o Dia do Síndico.
Na ocasião, o tradicional café aconteceu para síndicos no Belvedere, na consultoria da Avenida Brasil e na nova unidade em Lagoa Santa. Essa foi uma excelente oportunidade para a troca de ideias, networking entre os profissionais e a equipe PACTO.
E você sabe qual é a origem do Dia do Síndico, suas principais funções e responsabilidades? Então, continue a leitura e confira também as fotos dos eventos.
Origem da data
No Brasil, o Dia do Síndico foi instituído em 1984 pelo então governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, para homenagear o profissional que cuida e representa diversas famílias moradoras de condomínios e associações.
Sendo assim, apesar da grande maioria de profissionais considerar o dia 30 de novembro, algumas instituições celebram o Dia do Síndico no dia 23 de abril.
Responsabilidades e desafios da profissão
Seja o síndico um morador do próprio condomínio ou um profissional, contratado para tal cargo, as responsabilidades e as tarefas do dia a dia são sempre desafiadoras para o posto. Afinal, cuidar de um local onde centenas de pessoas moram não é nada fácil.
Deveres do síndico e da Administradora
Logo, podemos perceber, que são inúmeros os deveres de um síndico, mas não podemos deixar de citar algumas atribuições importantes como, por exemplo:
- Fazer a prestação de contas do condomínio;
- Observar se as normas da convenção e do regimento interno estão sendo cumpridas pelos moradores;
- Convocar as assembleias do condomínio;
- Elaborar a previsão orçamentária.
Além dessas funções, o síndico exerce outras atividades e para todas elas, ele pode contar com o auxílio da PACTO Administradora. E mesmo com a atuação de uma administradora, vale lembrar que ele continua sendo o principal responsável pelo que ocorre no condomínio. Seguem, algumas funções que podem ser realizadas pela administradora:
- cumprir as leis e normas;
- respeitar as cláusulas contratuais;
- prestar contas devidas de seus atos;
- realizar a gestão contábil;
- fazer a gestão dos contratos;
- estar consoante as exigências de segurança.
Agora que você já sabe um pouco sobre o Dia do Síndico e a importância de sua função em um condomínio ou associação, que tal conferir as fotos do nosso tradicional café?
Gostou deste conteúdo? Então, continue nos acompanhando nas redes sociais.