O que fazer quando ninguém quer ser Síndico no Condomínio

  • Categoria do post:Legislação
  • Última modificação do post:22 de maio de 2023
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura
No momento, você está visualizando O que fazer quando ninguém quer ser Síndico no Condomínio

O primeiro trimestre do ano é um dos mais importantes no condomínio, pois geralmente é quando acontece a assembleia geral ordinária e um dos temas principais é a tão temida eleição do novo síndico.

Mas, o que fazer quando ninguém quer ser síndico e como evitar que o condomínio fique sem um responsável?

Antes de mais nada é importante ressaltar que, se o condomínio ficar sem síndico, ele se torna irregular, uma vez que estará sem representante legal. Isso pode gerar vários problemas ao condomínio. 

Então, separamos abaixo 3 dicas que se realizadas antes da assembleia, poderão ajudar a evitar esse tipo de problema.

  1. O gestor atual deve procurar formas de incentivar os condôminos a se candidatarem ao cargo. Alguns condomínios oferecem benefícios aos síndicos, como remuneração, descontos ou isenção da taxa condominial. Mas lembre-se, a convenção do condomínio precisa ser consultada e se necessário uma assembleia deve ser convocada para deliberar sobre isso.
  2. A assembleia de eleição não deve ser marcada para uma data próxima ao vencimento do mandato do síndico atual. O ideal é que a assembleia seja agendada com no mínimo 30 dias de antecedência ao término do mandato. Dessa forma haverá tempo hábil para marcar uma nova assembleia, caso necessário.
  3. Durante o ano, o síndico deve fazer campanhas de conscientização sobre o trabalho realizado dentro do condomínio, reforçando sempre a importância do síndico na gestão condominial e os prejuízos que a ausência de um responsável pode causar. Assim, na época da eleição do novo síndico, todos estarão cientes da importância de se preservar essa figura que é imprescindível para a manutenção regular do condomínio.  

Mas o que fazer se no dia da assembleia – mesmo seguindo todas as nossas dicas – ninguém se candidatar?

Se o termino do mandato estiver muito próximo, existe a possibilidade de se estender o prazo da gestão do atual síndico por tempo determinado e convocar uma nova assembleia para deliberar sobre a contratação de um síndico profissional para desempenhar a função.

Atenção: É altamente recomendável que se contrate um síndico profissional qualificado para cuidar com segurança e eficiência da administração do seu condomínio.

Esta alternativa é permitida pela legislação, já que dispõe sobre a possibilidade do síndico ser condômino ou não.

A contratação do síndico profissional deve ser aprovada durante a assembleia. Por isso, converse previamente com os condôminos e apresente na próxima reunião algumas sugestões de profissionais qualificados, para que os condôminos tenham somente boas opções para votar.

A Pacto Administradora pode te assessorar na contratação de um síndico profissional adequado para atender a todas as demandas do seu condomínio.

E então, gostou das nossas dicas? Já passou por isso no seu condomínio? Conte aqui nos comentários.

Para saber mais sobre gestão condominial, cadastre-se em nossa newsletter e siga nossos perfis nas redes sociais.

Este post tem 14 comentários

  1. Aline Pascoal

    Em nosso condomínio, estamos com uma nova gestão e acreditamos que a divulgação do trabalho do síndico através de um informativo bimestral, irá ajudar para que mais pessoas se interessem pelo trabalho de sindicância no futuro! Obrigada pelo artigo! Estamos bem felizes de termos vocês como administradora do nosso Condomínio.

    1. Valdir Moura

      Olá, Aline. Obrigada pelo seu comentário. Estamos muito felizes com o seu feedback! Vamos continuar trabalhando para oferecer os melhores serviços!

  2. LUIZ BARBOSA DE SOUZA

    O problema não é tão somente ninguém querer ser síndico. O maior deles é não ter a pessoa qualificada para tal função, principalmente quando tem essas pessoas , as quais se recusam terminantemente sob várias alegações.
    O síndico profissional , com tudo, não dispensa um responsável dentro do prédio que a ele repasse e assuma algumas tarefas; também um problema.

    1. Valdir Moura

      É verdade, Luiz.

  3. José Antônio Rosa

    Boas dicas.

    1. Valdir Moura

      Obrigada, José! Continue acompanhando nossas dicas.

  4. Mailza I Rosa

    Parabéns!!! Essas abordagens relevantes ajudam a tornar o mandado (e a vida) do síndico bem mais fácil e segura, já que as nossas decisões sempre são tomadas com orientação e apoio necessário.
    Obrigada, Helena e equipe!
    Condomínio Edifício Montreal – 2480

    1. Valdir Moura

      Obrigada, Mailza. Sua opinião é muito importante para nós! Que nossa parceria possa se estender durante muito tempo.

  5. Celuta

    Gostaria de informações sobre Síndico profissional??

    1. Valdir Moura

      Olá, em que podemos te ajudar?

Deixe um comentário