Objetos nas janelas do condomínio: o que fazer para não causar acidentes

  • Post category:Legislação
  • Post last modified:4 de abril de 2023
  • Reading time:6 mins read
You are currently viewing Objetos nas janelas do condomínio: o que fazer para não causar acidentes

Colocar objetos nas janelas do condomínio é uma prática comum entre moradores. Vasos de plantas, produtos de limpeza, copos e garrafas de vidro são alguns dos itens vistos com mais frequência nas janelas das unidades. Muitas vezes, esses itens são colocados de forma involuntária sem que o morador perceba, outras são para decoração. Infelizmente, essa ação pode causar acidentes no condomínio.

Veja esse exemplo real que aconteceu na cidade de Wuhu, no leste da China: em outubro de 2021, câmeras de segurança registraram um momento assustador, vivenciado por uma mulher que andava pela rua e que escapou, por pouco, de um grave acidente. As imagens mostram um vaso de plantas que caiu do 34º andar e que, por cerca de um metro, não a atingiu.

Por isso, é importante ressaltar que a queda livre de um objeto ocorre com aceleração constante e conforme a ação da gravidade, de modo que a velocidade de queda do corpo aumenta a cada segundo. Por isso, o impacto causado por um vaso de planta, mesmo pequeno, em uma pessoa ou animal, pode ser catastrófico.

Para evitar que acidentes como este ocorram no seu condomínio, preparamos a seguir algumas dicas e cuidados sobre o que deve ou não ser colocado nas janelas do condomínio. Continue a leitura.

O que diz a lei sobre objetos colocados nas janelas do condomínio?

Sabemos que não são todos os condomínios que proíbem a colocação de vasos de plantas nas janelas. O Código Civil Brasileiro determina que, cada condomínio, estabeleça suas próprias regras, que devem constar na convenção e regimento interno do condomínio.

Porém, caso ocorra qualquer acidente, o morador deve responder judicialmente segundo o Código Civil (art.1.520), que afirma que “aquele que habitar uma casa, ou parte dela, responde pelo dano proveniente das coisas que dela caírem ou forem lançadas em lugar indevido”.

A princípio, quando um objeto cai na área comum do condomínio, a administração precisa ser informada imediatamente para tomar as medidas necessárias. Caso o objeto caia em um local público, como na rua, por exemplo, a responsabilidade é do morador que o deixou cair, e ele deve arcar com os danos causados.

Por isso, para evitar problemas, é recomendável que nenhum objeto seja colocado nas janelas ou sacadas da sua unidade no condomínio, sem que esteja seguro de que ele não sofrerá queda.

Tenho vasos de plantas na minha unidade e gosto de colocá-los nas janelas. Quais medidas preventivas devo tomar para evitar acidentes?

Em primeiro lugar, é de extrema importância consultar o síndico e verificar a convenção e regimento interno do condomínio, para saber se é realmente permitido a colocação de vasos de plantas nas janelas. Caso o seu condomínio não tenha proibição neste aspecto, trazemos algumas dicas preventivas para evitar que acidentes ocorram.

  • Instale redes de proteção nas janelas e coloque as plantas em um vaso maior do que as aberturas, tornando improvável a queda do mesmo ao solo. Verifique frequentemente (conforme indicação do fabricante) se a rede está em perfeito estado;
  • Fixe os vasos de plantas nas janelas e sacadas. Na internet é possível encontrar fixadores e suportes seguros para a colocação dos vasos. Também é importante checar sobre a situação do material com frequência;
  • Garanta que a queda dos vasos seja impossível. Para isso, verifique todos os cenários e tenha certeza que não ocorrerá. Faça o teste antes de colocá-los nas janelas;
  • Nunca deixe objetos pesados como garrafas pet e de vidro ou produtos de limpeza próximos às janelas, especialmente em locais onde crianças e animais de estimação possam ter acesso com frequência;
  • Quando a janela não estiver em uso, especialmente em apartamentos localizados em andares mais altos, tente mantê-las fechadas;
  • Se for possível, tente soldar os vasos as estruturas como grades internas e corrimão para evitar os riscos de queda.

Condomínio informado é um condomínio consciente

Caso você seja síndico, é recomendável exercer uma comunicação ativa, levando esse assunto aos moradores. Como dizem por aí: “É melhor prevenir do que remediar”. Fale sobre isso e organize uma campanha de conscientização para que todos os moradores estejam cientes dos riscos e saibam como evitar acidentes no condomínio. Caso seja morador, converse com o seu síndico sobre a possibilidade de realizar essa campanha.

Seu condomínio já sofreu problemas ou processos em relação a objetos que caíram pelas janelas? A PACTO oferece aos seus clientes, assessoria jurídica para atuar em assuntos ligados à administração condominial. Ainda não é cliente? Clique aqui e aproveite os benefícios que só a PACTO tem.

Gostou do material que preparamos para você? Deixe nos comentários sua opinião, ela é muito importante para gente. Não se esqueça de compartilhar esse texto com seu vizinho.

Deixe um comentário