Bicicletário para condomínio: como organizar e escolher o local!

  • Categoria do post:Administração
  • Última modificação do post:13 de junho de 2024
  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura
No momento, você está visualizando Bicicletário para condomínio: como organizar e escolher o local!

Atualmente, muitas pessoas têm optado pelas bicicletas na hora de se locomoverem até o trabalho, fazerem exercícios e passearem com os filhos. Tal meio de locomoção não só colabora com a sustentabilidade como também auxilia as pessoas no momento de economizar os gastos com gasolina. Para quem mora em prédios, existe a preocupação em guardar as bicicletas, e o ideal é que se tenha um bicicletário para condomínio. Neste post, falaremos um pouco mais a respeito da implantação dessa medida.

Deseja saber mais sobre como organizar e escolher o local para fazer o bicicletário do condomínio? Então, continue a sua leitura!

Como escolher o local para o bicicletário de condomínio?

Para fazer a instalação do bicicletário no condomínio é necessário avaliar alguns quesitos. Na primeira análise, deve-se levar em consideração se a ideia foi aprovada pela assembleia do condomínio. Vale salientar que o regimento interno também deve ser verificado. Veja abaixo nossas dicas para que seu condomínio tenha uma área perfeita para guardar bicicletas!

Opte por um local que tenha uma área coberta para guardar as bicicletas

Em alguns residenciais, há a opção de colocar as bicicletas nas vagas de garagem, juntamente com os carros. No entanto, pode acontecer dos moradores sentirem-se incomodados, pois as bicicletas podem bater nos automóveis e acabar causando danos. Por essa razão, vale a pena pensar em uma área coberta e exclusiva, que tenha separação da garagem.

Escolha um modelo básico de bicicletário que não ocupe muito espaço

Para definir o modelo ideal de bicicletário, é importante verificar a faixa etária das pessoas que vão utilizá-lo. Idosos e crianças precisam ter acesso facilitado e, para esse público, o modelo de chão é a melhor opção. Já se a maioria das pessoas forem adultas, as bicicletas podem ficar suspensas.

O que diz a lei sobre essas implementações em construções recentes?

É de extrema importância conhecer a legislação e o que ela diz sobre o tema do bicicletário em cada região. A cidade de São Paulo, por exemplo, já dispõe de lei que obriga as novas construções de condomínios a disponibilizarem até 10% de vagas para as bicicletas serem estacionadas, conforme o Decreto n° 53.942, que complementa a Lei nº 15.649/2012. Algumas de suas determinações são:

  • acesso garantido dos usuários ao bicicletário;
  • determinação de bicicletários próximos às calçadas ou da rua;
  • distanciamento de 0,75 metros entre os suportes de prender os locomotores.

Mesmo com essa lei sancionada, existem alguns condomínios que não são afetados pela norma, e entre eles podemos citar:

  • locais sem estacionamento;
  • lugares que não têm área de acesso ao estacionamento;
  • estabelecimentos que estejam localizados em locais onde não se pode transitar de bicicleta.

Em outras cidades, no entanto, ainda não há essa obrigatoriedade. Embora a Lei Municipal nº 10.161/11 disponha sobre a criação do sistema cicloviário no município de Belo Horizonte e institua o estacionamento para bicicletas, ela não dispõe sobre a obrigatoriedade da construção de bicicletários. Entretanto, para que as pessoas se sintam seguras e para que possam desfrutar dessa modalidade de transporte, sem enfrentar dificuldades com o armazenamento da bicicleta, é importante implementar tal construção em seu condomínio.

Quais são as regras que podem ser aplicadas aos condôminos?

Entre os equipamentos mais comuns e práticos para manter a bicicleta em segurança, podemos encontrar o cabo de aço, as trancas e os cadeados. Certifique-se de que a regra do uso obrigatório destes equipamentos de segurança seja aprovada no regimento interno, garantindo assim a tranquilidade de todos os condôminos ao evitar furtos e também isentando o condomínio da responsabilidade caso ocorram, uma vez que todos vão estar avisados.

Então, agora que você já sabe como escolher o local ideal do bicicletário para condomínio, não deixe de adotar essa medida em seu residencial! Essa é uma necessidade cada vez mais presente na vida dos moradores que estão tendo novos hábitos, afinal, as bicicletas garantem a mobilidade sustentável dos usuários.

Gostou do nosso post? Então, compartilhe com seus amigos tenham acesso a essa informação!

Deixe um comentário