fbpx
+55 31 3218 5000

Como fazer cobrança de condomínio em atraso? Entenda!

Como fazer cobrança de condomínio em atraso? Entenda!

Quem trabalha com gestão condominial, seja síndico ou administradora de condomínio, vive um grande problema com a inadimplência. Ainda mais em tempos de crise, quando os empregos estão cada vez mais instáveis e o número de pessoas desempregadas só aumenta.

Isso reflete em muitas esferas, as contas essenciais acabam ficando atrasadas, incluindo a taxa condominial. Sabemos que é uma situação delicada, mas os atrasos também são sinônimos de falta de investimento e melhorias no condomínio.

É possível realizar a cobrança de condomínio em atraso de uma forma que não seja embaraçosa para nenhum dos lados. Vamos mostrar neste post o que você deve fazer. Confira!

Tenha regras claras quando realizar a cobrança

As regras de cobrança devem ser de conhecimento de todos os condôminos. Portanto, sempre deixe as regras do condomínio acessíveis para evitar que a pessoa que está inadimplente tenha surpresas quando as medidas cabíveis forem tomadas.

Não se esqueça de sempre ser muito claro em todas as questões que envolvem a sua relação com os condôminos. Dessa forma, é possível manter uma boa ponte de diálogo para resolver conflitos.

Conte com um script de ações a serem feitas

Faça uma relação do que será feito em casos de inadimplência. Isso inclui o passo a passo, prazos, valores de juros e multas. Além disso, deve constar também quais são as consequências judiciais caso o pagamento não seja efetuado no prazo citado nas regras condominiais.

A cobrança de condomínio em atraso não deve se tornar um problema muito grande para o síndico, por isso tenha o roteiro como seu aliado.

Tal procedimento, embora incômodo, torna-se necessário para a preservação do equilíbrio financeiro do condomínio. Uma vez que as despesas condominiais são cobradas por rateio. Dessa forma, a inadimplência de qualquer das unidades causa sérios problemas na liquidação das contas do condomínio.

Conte com o apoio de uma administradora

Às vezes, a conversa entre o síndico e o condômino inadimplente pode ser difícil e nem sempre chega a um acordo. Por isso, muitos síndicos e administradores de condomínio optam por contratar uma empresa terceirizada que seja especializada em cobranças.

O papel da empresa contratada é entrar em contato com o inadimplente. Analisa-se a forma mais profissional e adequada para contatá-lo e acordar o pagamento das contas que faltam. Sem gerar nenhuma pessoalidade ou desconforto ao síndico.

Ofereça soluções para o condômino

Além da cobrança, cabe ao síndico oferecer outras soluções para o pagamento da dívida. Sempre converse com o condômino e, dependendo da situação em que o inadimplente se encontra, o ideal é facilitar a forma de pagamento dos débitos.

Caminhar para um diálogo é a solução para evitar que a situação se agrave e seja necessário ajuizar um processo. O que é desgastante para os dois lados, além de manter um clima de convivência ruim.

Adotar essas medidas é importante para a boa administração do condomínio e evitar problemas mais difíceis de serem resolvidos.

Por isso, a contratação de uma administradora é uma alternativa que pode ser viável para o síndico. Uma vez que uma empresa administrará todos os setores de pagamento e dívidas do condomínio.

A PACTO Administradora contribui para a resolução desses problemas, contando com um setor específico para isso.

Entre em contato conosco para saber mais sobre a cobrança de condomínio em atraso e outros assuntos relacionados à administração condominial.

Deixe uma resposta

Fechar Menu