Quem trabalha com gestão condominial, seja síndico ou administradora de condomínio, vive um grande problema com a inadimplência. Ainda mais em tempos de crise, quando os empregos estão cada vez mais instáveis e o número de pessoas desempregadas só aumenta.
Isso reflete em muitas esferas, as contas essenciais acabam ficando atrasadas, incluindo a taxa condominial. Sabemos que é uma situação delicada, mas os atrasos também são sinônimos de falta de investimento e melhorias no condomínio.
É possível realizar a cobrança de condomínio em atraso de uma forma que não seja embaraçosa para nenhum dos lados. Vamos mostrar neste post o que você deve fazer. Confira!
Tenha regras claras quando realizar a cobrança
As regras de cobrança devem ser de conhecimento de todos os condôminos. Portanto, sempre deixe as regras do condomínio acessíveis para evitar que a pessoa que está inadimplente tenha surpresas quando as medidas cabíveis forem tomadas.
Não se esqueça de sempre ser muito claro em todas as questões que envolvem a sua relação com os condôminos. Dessa forma, é possível manter uma boa ponte de diálogo para resolver conflitos.
Conte com um script de ações a serem feitas
Faça uma relação do que será feito em casos de inadimplência. Isso inclui o passo a passo, prazos, valores de juros e multas. Além disso, deve constar também quais são as consequências judiciais caso o pagamento não seja efetuado no prazo citado nas regras condominiais.
A cobrança de condomínio em atraso não deve se tornar um problema muito grande para o síndico, por isso tenha o roteiro como seu aliado.
Tal procedimento, embora incômodo, torna-se necessário para a preservação do equilíbrio financeiro do condomínio. Uma vez que as despesas condominiais são cobradas por rateio. Dessa forma, a inadimplência de qualquer das unidades causa sérios problemas na liquidação das contas do condomínio.
Conte com o apoio de uma administradora
Às vezes, a conversa entre o síndico e o condômino inadimplente pode ser difícil e nem sempre chega a um acordo. Por isso, muitos síndicos e administradores de condomínio optam por contratar uma empresa terceirizada que seja especializada em cobranças.
O papel da empresa contratada é entrar em contato com o inadimplente. Analisa-se a forma mais profissional e adequada para contatá-lo e acordar o pagamento das contas que faltam. Sem gerar nenhuma pessoalidade ou desconforto ao síndico.
Ofereça soluções para o condômino
Além da cobrança, cabe ao síndico oferecer outras soluções para o pagamento da dívida. Sempre converse com o condômino e, dependendo da situação em que o inadimplente se encontra, o ideal é facilitar a forma de pagamento dos débitos.
Caminhar para um diálogo é a solução para evitar que a situação se agrave e seja necessário ajuizar um processo. O que é desgastante para os dois lados, além de manter um clima de convivência ruim.
Adotar essas medidas é importante para a boa administração do condomínio e evitar problemas mais difíceis de serem resolvidos.
Por isso, a contratação de uma administradora é uma alternativa que pode ser viável para o síndico. Uma vez que uma empresa administrará todos os setores de pagamento e dívidas do condomínio.
A PACTO Administradora contribui para a resolução desses problemas, contando com um setor específico para isso.
Entre em contato conosco para saber mais sobre a cobrança de condomínio em atraso e outros assuntos relacionados à administração condominial.