Comunicar-se com clareza e qualidade é fundamental em qualquer relacionamento. Seja para fechar um negócio, conquistar um objetivo ou até no dia a dia de um condomínio. Afinal, qualquer informação equivocada ou imprecisa pode gerar grandes problemas internos e de convivência entre os moradores. Ou seja, quanto mais transparente for a comunicação no condomínio, mais fácil será a sua administração.
Além disso, uma das funções primordiais do síndico é manter a troca de informações com os condôminos, seja para reforçar normas internas, informar mudanças ou comunicar algo importante e urgente.
Devido à sua importância, listamos 4 dicas fundamentais para melhorar a comunicação no seu condomínio. Vale a pena conferir!
Use a tecnologia a seu favor
Atualmente, existem várias ferramentas que otimizam a comunicação entre as pessoas, então use-as a favor do seu condomínio! Uma ótima dica é usar o WhatsApp para falar com os moradores rapidamente.
Por lá podem ser compartilhados comunicados importantes, resolver demandas urgentes, trocar informações que afetam o dia a dia, como horário de ônibus, etc. Além disso, nesse grupo terá o contato telefônico direto e rápido dos condôminos.
Um outro modo de divulgar as informações de maneira eficiente é usando os recursos oferecidos pela sua administradora. Por exemplo, é possível disponibilizar comunicados e informações, que podem ser vistos no Lino, o facilitador virtual via WhatsApp, no site pactonet.com.br e em breve no novo aplicativo da PACTO.
Faça murais de avisos
O quadro de avisos é um dos mais antigos, importantes e eficientes canais de comunicação condominial. Ele deve estar em uma área comum, em um local de maior acesso e passagem dos moradores.
Nesse meio, opte por colocar informações gerais do prédio, sempre de forma clara, objetiva e com pouco texto, afinal, os moradores irão ver aquele conteúdo de passagem. Além disso, é fundamental mantê-lo sempre atualizado e organizado para que os condôminos tenham mais interesse.
Inclusive, em alguns condomínios, vale optar também por colocar os recados mais importantes e urgentes nos elevadores para otimizar a comunicação.
Convoque reuniões regularmente
As assembleias condominiais são um ótimo momento para estreitar o relacionamento tanto entre o síndico com os condôminos como também entre os próprios moradores. Por isso, a nossa dica é realizar reuniões periódicas, a cada dois ou três meses, por exemplo.
Esses encontros periódicos possibilitam a atualização de informações, a proposta de novas ações e a prevenção de atritos. De preferência, as reuniões devem ser curtas e já ter uma pauta previamente definida.
Crie um canal aberto com os moradores
Para exercer uma boa gestão condominial, é imprescindível que o síndico seja aberto para ouvir o que os moradores tenham a dizer. Uma boa forma de fazer isso é ter meios para eles abrirem chamados e opinar sobre a administração.
Hoje em dia, várias ferramentas já disponibilizam essa funcionalidade, porém, caso os condôminos tenham dificuldade em se adaptar ao meio on-line, recorra ao tradicional livro de reclamações e sugestões.
Eles precisam ter livre acesso ao livro e o objetivo é que cada um registre suas queixas e outras informações pertinentes para a comunicação no condomínio. Recomendamos também que o síndico faça uma leitura periódica deste documento, de onde pode tirar ideias para mudanças e pautas para futuras reuniões.
Lembre-se: nenhuma reclamação ou comunicação no condomínio deve ser ignorada. Para além disso, todos os moradores devem ser respondidos, mesmo que não seja possível atender sua demanda ou tomar uma providência de forma imediata.
Agora que você leu as dicas valiosas de como melhorar a comunicação no condomínio, implemente essas mudanças onde você mora e/ou administra. Com isso, temos certeza que a sua gestão será mais eficiente!
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