Ter um controle de acesso para condomínios é essencial, principalmente nos grandes centros urbanos, onde a criminalidade é maior. Por isso, se você é síndico de um empreendimento, recomenda-se que fique atento sobre esse assunto.
Ao implementar um controle de acesso para condomínios eficiente, você poderá trazer mais segurança para os moradores. Além disso, isso valoriza o ambiente, tendo em vista que as pessoas que moram no local estarão mais seguras e a procura por apartamentos no prédio pode aumentar.
Mas, afinal, como controlar os acessos em um condomínio? A seguir, apresentaremos algumas dicas. Siga com a gente e confira agora mesmo!
Conte com boas definições de normas de acesso ao condomínio
Por mais que se invista em recursos tecnológicos para controlar o acesso aos condomínios, é preciso definir boas práticas e políticas para garantir que a segurança se efetive. Também é necessário fiscalizar para saber se moradores e funcionários estão cumprindo as normativas.
Devem ser criadas normas para:
- a entrada e saída dos moradores a pé;
- controle dos visitantes que entram no condomínio;
- controle da entrada de entregadores de delivery;
- controle da entrada de diaristas e outros prestadores de serviço.
Os porteiros devem ser instruídos a sempre conferir as informações sobre as pessoas que entram e saem do condomínio. Também precisam entrar em contato com o morador que as receberá, para que a entrada seja liberada ou não.
Implante o videoporteiro
Para os condomínios que não têm serviço de portaria 24 horas, uma boa ideia é o uso do videoporteiro. Com essa tecnologia, uma câmera é instalada na entrada do prédio e quando alguém interfona, o morador consegue ver quem é a pessoa que está aguardando para entrar.
Assim, se o visitante for um amigo ou prestador de serviço, por exemplo, a entrada poderá ser liberada, sem que seja necessário deslocar-se até o portão. Isso reflete em segurança para o morador.
Adote a biometria
A biometria é um sistema que vem cada vez mais sendo adotado por condomínios. Ela é muito útil, já que utiliza a tecnologia para identificar quem pode ou não acessar áreas comuns do local, como salões de festas, piscinas, áreas de lazer etc.
O reconhecimento biométrico pode ser feito a partir da leitura do rosto ou da impressão digital das pessoas, utilizando aplicativos, por exemplo.
Utilize sensores de presença
Os sensores de presença são recomendados para manter a segurança em vários ambientes. Eles conseguem detectar qualquer movimento estranho ou calor em um local, emitindo um alarme, caso isso aconteça.
Assim, é possível saber se uma pessoa não autorizada entrou em uma área comum do condomínio. Caso isso aconteça, podem ser tomadas as medidas cabíveis, como chamar a polícia.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o controle de acesso para condomínios, não deixe de considerar esses tópicos e colocar os recursos em prática no seu condomínio, oferecendo maior segurança para os seus profissionais e também para os moradores.
Quer saber mais sobre como administrar o seu condomínio? Leia também este post!
Pingback: Despesas ordinárias e extraordinárias: entenda a diferença! - Pacto ADM
Pingback: Festas de fim de ano no condomínio: veja como evitar problemas - PACTO Administradora de Condomínios
Pingback: Checklist para o síndico começar o ano com o pé direito - PACTO Administradora de Condomínios
Pingback: Vigia, vigilante e porteiro: entenda das diferenças
Pingback: Veja como fazer o cadastro de prestadores de serviços em condomínios