Sabemos que um síndico tem diversas funções em seu dia a dia, não é mesmo? Por isso, é importante que ele saiba identificar adequadamente cada uma delas, o que está envolvido nas ações e como otimizá-las.
Neste conteúdo, apresentaremos uma das atividades mais importantes: a realização da previsão orçamentária do condomínio. Quer saber mais sobre o tema? Continue lendo e aproveite para tirar suas dúvidas!
O que é previsão orçamentária do condomínio?
Neste documento importante para ser apresentado aos moradores, são mostrados os processos de análise e decisão sobre como ocorrerão os gastos do condomínio em determinado período (em geral, realizado anualmente).
Assim, os condôminos poderão ter uma visão prévia sobre os principais custos que o local terá nos próximos meses e avaliar se, de fato, as decisões tomadas são aquelas que a maioria deseja para o espaço.
Além disso, é um documento que visa trazer maior transparência aos processos. Deseja realizar o recolhimento de taxa de pintura para aquele ano, por exemplo? Então é importante apresentar o orçamento para justificar o valor cobrado para o acréscimo da taxa condominial naquele período.
Como fazer a previsão orçamentária?
A previsão orçamentária deve ser feita considerando uma proposição de todos os eventuais custos que o condomínio pode vir a ter em determinado período. Nos casos de contas que podem sofrer variações é importante realizar estimativas considerando o padrão anterior.
É importante também que se considere uma margem para eventuais imprevistos e possíveis inadimplências de alguns condôminos. Assim, sempre tente arredondar os custos para cima, a fim de evitar surpresas futuras.
O que deve constar na previsão orçamentária?
Confira a seguir alguns dos aspectos que não podem faltar na previsão orçamentária do condomínio:
- contas de infraestrutura (água, luz, gás etc.);
- folha de pagamento dos funcionários em conjunto com encargos trabalhistas;
- remuneração do síndico;
- fundo de reserva;
- contratos com prestadores de serviços;
- material de limpeza e escritório;
- gastos sazonais (considerar o aumento do consumo de água no verão, por exemplo);
- obras estruturais.
Também é válido constar todo o valor em caixa no momento e a previsão de entrada no período, contando as taxas de condomínio e estimativa de locação de áreas comuns.
Como ocorre a aprovação da previsão orçamentária?
A aprovação da previsão orçamentária precisa ocorrer em assembleia geral, pelo menos, uma vez por ano. Ela ainda pode ocorrer em outros momentos, quando há mudanças significativas, como em uma elevação das tarifas das concessionárias de energia elétrica ou, então, em questões urgentes, como uma obra necessária.
É importante considerar as determinações existentes na convenção do condomínio, que podem trazer as regras sobre o tema. Dessa forma, a assembleia convocada deverá colocar em votação a previsão orçamentária.
O síndico pode preparar um material para que os condôminos avaliem o orçamento e, assim, avaliem se está tudo em ordem. Dessa maneira, podem questionar aquilo que acharem necessário. É preciso que ele seja aprovado com maioria simples dos votos dos presentes.
Para realizar uma previsão orçamentária do condomínio segura e sem falhas, é válido contar com uma administradora. Além dos profissionais contábeis especializados para esse tipo de função, ela conta com soluções automatizadas que permitem realizar o processo sem erros e de forma mais facilitada.
Quer ter a parceria de uma administradora especialista para cuidar da sua previsão orçamentária? Entre em contato e conheça nossos serviços!