A tecnologia e a modernidade são essenciais na atualidade, e a portaria remota tem se destacado cada vez mais em áreas com fluxo de pessoas. Com essa tecnologia, é possível promover segurança e gerenciar o controle de acesso a edifícios residenciais, industriais e até mesmo comerciais.
A portaria remota permite que a presença física do porteiro seja substituída pelo monitoramento e comunicação diretamente de uma central de monitoramento. Assim, vários serviços são integrados, de forma que a vigilância do local seja otimizada.
Vamos mostrar alguns pontos que você deve considerar a respeito dessa tecnologia. Continue a leitura!
Custos da portaria remota
O tamanho do condomínio e o nível de automação desejado influenciam no valor que esse serviço poderá custar. Além do mais, investir nessa tecnologia exige tanto gasto com a aquisição dos equipamentos quanto a instalação e manutenção preventiva e periódica.
Com o avanço contínuo da tecnologia, espera-se que esse serviço se torne ainda mais eficiente e acessível. Além disso, a integração com outras tecnologias de smart home e smart building também prometem trazer mais conveniência e segurança aos moradores.
Por isso, contratar uma empresa de confiança é importante para não haver problemas. Um bom planejamento vai ajudar a definir se vale a pena investir nessa tecnologia ou se a portaria tradicional pode ser mantida.
Equipamentos necessários
A câmera de vigilância é apenas um dos itens que compõem o sistema de portaria remota. Para manter o padrão completo de vigília, são necessários outros equipamentos como:
- interfone ou videofones: para comunicação entre moradores e central;
- Sistema de controle de acesso como: leitores biométricos, câmeras de reconhecimento facial, leitores de cartão etc:
- Dispositivos de automação: portas, portões, sensores de movimento ou outras estruturas do local;
- Rede de comunicação: com sistema de proteção de dados, como rede virtual privada (VPN) e segurança de rede.
É importante lembrar que, apesar de o porteiro não estar fisicamente monitorando o fluxo de pessoas, a vigilância é feita por uma pessoa que fica na central de monitoramento.
Aceitação por parte dos condôminos
Para adquirir a tecnologia é necessário que os moradores estejam cientes das vantagens e desvantagens desta ferramenta. Por isso, a ideia da portaria remota pode ser uma boa pauta na hora da assembleia.
Apesar de a tecnologia oferecer mais comodidade, pode haver resistência por parte de moradores mais tradicionais e trazer insatisfação. Dessa forma, é necessário esclarecer os benefícios da nova portaria para garantir aceitação e adoção.
Desafios de implementação
A implantação desse serviço pode exigir que seja feita uma adaptação na estrutura existente. Isso inclui mudanças na parte elétrica, de rede ou na parte física do prédio. Além disso, pela dependência da tecnologia e fornecimento de energia, é preciso considerar problemas técnicos.
Como você pode ver, a portaria remota traz vários benefícios, mas é necessário cautela para realizar a melhor escolha. A PACTO pode te auxiliar na busca de profissionais para executar esse trabalho no condomínio.
Que tal melhorar a gestão administrativa do seu condomínio? Entre em contato com a Pacto Administradora e saiba como podemos ajudar!