Só quem já teve ou tem um pet sabe a alegria e companheirismo que eles proporcionam em nosso dia a dia. Muitas famílias os consideram como membros. E com tanto amor aos pets, para que vivam por mais tempo ao nosso lado, alguns cuidados devem ser redobrados, e nesse texto traremos dicas sobre a vacinação dos pets no condomínio além de revelar a importância de manter seu animalzinho com as doses em dia.
Cuidar de pets não se resume a fornecer o básico: casa, comida e água. Assim como nós, eles precisam de outros cuidados, além de uma alimentação saudável. Para viverem com qualidade é necessário a vacinação.
Segundo a prefeitura de Belo Horizonte, no ano passado, cerca de 253 mil cachorros e gatos foram vacinados contra a raiva, de um total de 464 mil domiciliados na capital. Ou seja, significa que somente 54,5% dos animais receberam a dose. É um dado bastante preocupante e nos faz questionar o porquê dos tutores não participarem com seus pets de um dia tão importante como é o da vacinação.
Importância da vacinação dos pets no condomínio anualmente
Em um condomínio onde o convívio entre os animais é próximo, as vacinas são poderosas aliadas na prevenção de diversas doenças que afetam cães, gatos entre outros bichinhos.
Além disso, elas contribuem para a prevenção de doenças transmissíveis, garantindo a saúde, bem-estar e a proteção dos pets e de toda a comunidade condominial.
Desse modo, vacinar os pets todos os anos é fundamental, ainda mais quando existe o compartilhamento de espaços comuns como áreas de lazer, elevadores e corredores. Esse convívio próximo e frequente facilita a disseminação de doenças de forma rápida e intensa. Por isso, não coloque em risco a saúde dos pets e dos moradores do condomínio.
Como a vacina funciona no organismo dos pets?
Não muito diferente das vacinas aplicadas em nós, seres humanos, as vacinas aplicadas nos pets estimulam o sistema imunológico dos animais a desenvolverem proteção contra agentes causadores de enfermidades, como vírus e bactérias.
Através da imunização, é possível evitar ou reduzir a gravidade de doenças graves e, como a raiva, a cinomose, a leptospirose, a parvovirose, entre outras.
Dicas para manter a vacinação do seu pet em dia
A PACTO dispõe de soluções para minimizar os problemas e agilizar os processos em um condomínio. É por isso que clientes da empresa podem contar com a equipe de comunicação para fazerem a divulgação de campanhas, comunicados e avisos de conscientização dos moradores sobre quaisquer tema, entre eles, a importância da vacinação de pets no condomínio.
A seguir listamos outras sugestões para que você tenha sucesso na vacinação dos pets em seu condomínio, caso seja síndico. Se for morador, compartilhe esse conteúdo com o seu síndico:
- O condomínio pode oferecer informações e incentivos aos moradores para que todos os pets sejam vacinados regularmente. Tente uma parceria com clínicas especializadas para as vacinas saírem a preços acessíveis.
- Se possível, realize palestras educativas sobre a importância do tema. Fazer a inclusão de profissionais de saúde animal no condomínio oferece aos moradores orientações sobre a imunização adequada além de esclarecer dúvidas sobre os cuidados com os pets.
- É importante verificar se a documentação dos animais está em dia. Solicite aos moradores que apresentem a documentação, incluindo as doses obrigatórias e aquelas recomendadas pelo médico veterinário. Essa medida ajudará a criar um ambiente seguro para todos.
Esperamos que esse texto ajude seu condomínio a perceber que garantir uma vacinação ampla e adequada dos pets no condomínio é dever de todos. Compartilhe esse texto com seus vizinhos e amigos para que juntos, possamos criar um ambiente seguro para os moradores e para os bichinhos do condomínio.
Pingback: O que fazer em caso de maus-tratos e abandono de animais no condomínio? - PACTO Administradora de Condomínios