Administrar um condomínio é o mesmo que administrar uma empresa ou uma cidade. Atualmente existem grandes condomínios, alguns com várias torres, unidades autônomas e grandes espaços comuns (salões de jogos, festas, espaços gourmets, quadras, piscinas, etc). Principalmente nesses casos, realizar uma boa gestão condominial requer dedicação, organização e muito profissionalismo.
Nesse contexto, é fundamental que o síndico tenha além das características de um bom gestor, hábitos de liderança para lidar com condôminos, funcionários e prestadores de serviços.
Para auxiliar nesta tarefa, listamos aqui 10 atitudes que podem ser seguidas por todos que querem se tornar síndicos líderes. Vejamos:
1 – Ser assertivo: Ou seja, buscar sempre encontrar soluções para conflitos de maneira construtiva, justa, equilibrada e eficiente.
2 – Ser organizado: O segredo para lidar com tantas tarefas e responsabilidades é ser organizado. O síndico que não se organiza corre sério risco de perder o cargo de liderança, se estressar e não exercer uma boa gestão.
3 – Estar atualizado: É necessário estar bem informado sobre todas as obrigações legais do condomínio, desde o conjunto de regras internas – Convenção e Regimento Interno, passando pelos manuais de manutenção das instalações, até as exigências fiscais, trabalhistas e previdenciárias.
4 – Proporcionar treinamento e desenvolvimento pessoal: Investindo no quadro de pessoal, você agrega valor ao capital mais valioso do condomínio para sua gestão: os funcionários.
5 – Ter foco: Ter a capacidade de dizer não para muitas coisas e sim para poucas. É comum os moradores quererem “puxar a sardinha” para o lado deles e influenciar nas decisões, sendo necessário que as prioridades sejam passadas ao grupo com argumentos bem embasados.
6 – Ser persistente: Saber caminhar na direção dos seus objetivos, mesmo diante dos obstáculos, problemas e adversidades que possam surgir em meio a comunidade condominial. Sua persistência é proporcional ao seu sucesso.
7 – Curar o rancor e a mágoa: Lidar com os anseios, expectativas e frustações dos moradores exige um exercício diário de perdão. Muitas decisões serão questionadas ou mesmo reprovadas, por isso é importante fundamentar as decisões e não deixar ir para o campo da pessoalidade.
8 – Praticar feedbacks: Mostrar aos moradores o que está dando certo e o que é preciso melhorar é uma forma de fazer com que todos participem das decisões e sintam-se igualmente responsáveis por tudo que acontece naquela comunidade. Igualmente, é a oportunidade para medir o grau de satisfação da sua gestão.
9 – Estabelecer e realizar objetivos: O síndico deve estar comprometido e disposto a atender as exigências dos moradores. Estabelecer uma “lista de prioridades” em assembleia é uma forma eficaz de fazer e atingir os objetivos pactuados.
10 – Ser comunicativo: É necessário que o síndico estabeleça uma comunicação com todos, principalmente para que o condômino seja o mais participativo possível, dando espaço para que todos possam opinar, criticar e dar sugestões para a solução dos problemas.
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O síndico “ser transparente” não só no falar , mas no agir. apesar de todo o risco que isso pode significar.
O “tratamento igualitário” a todos os condôminos , não confundindo a pessoa física com a do síndico.
O síndico entender que: Todos são compreensíveis e colaboradores para nos ajudar na realização de um bom trabalho. Sem essa ajuda a administração atuante não terá o sucesso esperado.
Condordamos com você Sr. Elza. Acreditamos nesses passos e trabalhamos para facilitar o dia a dia de nossos amigos e parceiros.
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