Recebimento de encomendas em condomínio: 5 dicas de organização!

  • Post category:Gestão Condominial
  • Post last modified:14 de setembro de 2021
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Quantos pontos em um condomínio precisam ser organizados para minimizar problemas? Muitos, não é mesmo? Inúmeros síndicos podem ter dificuldades em pensar e normatizar tantas questões, como o recebimento de encomendas, por exemplo. Por isso, trouxemos questões importantes para auxiliar você no dia a dia.

A organização do recebimento de encomendas no condomínio merece atenção. Isso é fundamental, justamente, para evitar problemas que possam causar confusões entre moradores e profissionais que recebem os itens.

Quer saber mais como criar formas de evitar problemas e agilizar processos? Continue lendo e tire suas dúvidas.

1 – Crie regras em assembleia

O recebimento de entregas no condomínio precisa ter normas bem definidas para esse fim e uma das formas de garantir que todos os pontos serão respeitados é que sejam estabelecidas em assembleia geral, ordinária ou extraordinária.

Assim, os proprietários poderão dar suas sugestões, discutir e, posteriormente, votar para ser incluída como regra no condomínio. Desse modo, evitam-se discordâncias e problemas futuros.

2 – Defina um local de armazenamento

Muitas portarias possuem pouco espaço para recebimento de alguns produtos. Por exemplo, algumas delas não comportam uma caixa de um móvel grande.

Nesses casos, o condomínio pode destinar uma sala ou um armário específico para essa finalidade. Assim, minimizam-se eventuais possibilidades de extravio interno, oferecendo maior controle.

3 – Crie regras para registrar o recebimento

Para garantir que não ocorram divergências no processo de recebimento, por exemplo, a alegação de que um produto do morador não tenha sido entregue, é importante ter regras.

Ter uma gestão de controle de recebimentos, com assinatura do morador ao retirar o item da portaria é uma das possibilidades de controle. Além disso, podem ser estabelecidas outras regras, tais como ter horários específicos para a retirada (para não sobrecarregar os porteiros) e apresentar documento para registro de recebimento, entre outros pontos.

4 – Treine os funcionários

Os porteiros do condomínio precisam passar por todos os processos de treinamento para terem conhecimento de como proceder dentro das regras estabelecidas. Isso deve ocorrer em três momentos específicos:

  • quando são implementadas as novas regras no condomínio;
  • ao chegar um novo funcionário;
  • em momentos periódicos, para reforçar as regras que foram estabelecidas.

5 – Pense em soluções específicas

Uma possibilidade é utilizar soluções feitas para facilitar o armazenamento ao receber entregas no condomínio. O MeuLocker é uma solução interessante para isso.

A ideia é utilizar armários inteligentes, garantindo maior privacidade para que os moradores recebam as encomendas com maior eficiência e segurança, evitando que os porteiros fiquem sobrecarregados com a necessidade de notificar cada morador de uma encomenda.

Por meio do aplicativo, é possível que o morador acompanhe a chegada do produto, facilitando o processo de acompanhamento para o morador e para os porteiros. Todos saem ganhando!

O recebimento de encomendas em condomínio pode ser um desafio, principalmente para os que têm um alto número de moradores. Com isso, os porteiros são liberados para suas funções habituais, as encomendas não se perdem e podem ser recebidas mais rapidamente pelos moradores.

Organizar o condomínio é uma das tarefas mais complexas dos síndicos. E outro ponto que deve ser observado é o uso das áreas comuns. Leia nossas dicas importantes sobre o tema e tire suas dúvidas!

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