fbpx
+55 31 3218 5000

6 Dicas para se dar bem com seu vizinho

6 Dicas para se dar bem com seu vizinho

Você teve uma semana puxada no trabalho e quando chega em casa na sexta-feira o vizinho está com o som ligado no último volume. A vontade na maioria das vezes é perder a cabeça e ir tirar satisfação, ou mesmo se vingar na primeira oportunidade. Quem nunca teve uma experiência semelhante que atire a primeira pedra! 

Por isso, hoje trouxemos 6 dicas infalíveis para você se dar bem com a vizinhança. 

1. NÃO DÊ MOTIVOS 

É como diz o ditado: o seu direito termina onde começa o direito do outro. Evite fazer coisas que vão contra as regras ou estatuto do condomínio, ou mesmo que vão contra as regras de boa convivência.  


2. COLOQUE-SE NO LUGAR DO OUTRO 

Às vezes seu vizinho nunca te causou nenhum problema e de repente acontecem várias coisas que lhe incomodam: esqueceu de recolher as fezes do cachorro no estacionamento; fez barulho tarde da noite ou até mesmo fechou sua vaga na garagem. Apenas pense que essas coisas poderiam acontecer com você em um dia de estresse ou de imprevistos.

Você também deve se colocar no lugar do outro quando for tomar alguma atitude semelhante. O que puder fazer para não atrapalhar o seu vizinho. Faça! 

3. CUIDADO COM A ABORDAGEM 

Se algo incomoda você, fale! Porém, cuidado com a forma em que isso será feito. Procure o síndico e exponha o problema da melhor forma possível. Caso a situação não se resolva, converse diretamente com a pessoa e exponha sua chateação, sem agressões verbais. Nada de encurralar seu vizinho no corredor do prédio ou enviar indiretas no whatsapp. 

4. CONHEÇA SEUS VIZINHOS

Procure conhecer as pessoas que moram perto de você. Nada como uma boa convivência para evitar situações desagradáveis. Se souber de novos moradores apresente-se de forma cordial e se coloque à disposição, dessa forma você “quebra o gelo” e cria vínculos amigáveis com o novo morador.  Se é você a pessoa nova no prédio, não deixe de se apresentar para os moradores. 

5. EDUCAÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR 

Em qualquer situação opte pela educação em primeiro lugar! Muitas vezes estamos tão focados em nós e nos nossos problemas que esquecemos pequenos gestos como um “bom dia” ou um “seja bem-vindo” e essas pequenas atitudes fazem muita diferença no dia-a-dia.  Cumprimente desde o porteiro ao dono do prédio, seja cortês com as pessoas e elas lhe retornarão a cortesia. 

6. COMPAREÇA ÀS REUNIÕES 

Sempre que possível compareça às reuniões do condomínio. Dessa forma você demonstra interesse pelo que está acontecendo no seu prédio e na comunidade a qual você faz parte. É uma oportunidade não só para reivindicar direitos mas para conhecer possíveis novos moradores e ficar por dentro de decisões tomadas ou qualquer mudança que esteja ocorrendo. Não seja o peixe fora d’água em seu condomínio. 

Deixe uma resposta

Fechar Menu