Condomínio inteligente: 5 ferramentas digitais para ajudar na gestão dos condomínios

  • Post category:Administração
  • Post last modified:22 de maio de 2023
  • Reading time:5 mins read
You are currently viewing Condomínio inteligente: 5 ferramentas digitais para ajudar na gestão dos condomínios

Para tornar seu condomínio inteligente é preciso investir em transformação digital de maneira simples para que funcione até com quem não tem experiência no assunto. De fato, cada vez mais síndicos adotam essas medidas como forma de otimizar a gestão condominial e agregar qualidade de vida aos moradores.

O grande segredo é optar por opções que se encaixem nas necessidades do trabalho de maneira geral. Assim, além das soluções de problemas já existentes, você consegue trazer várias outras funcionalidades que ajudam na tomada de decisões e na comunicação efetiva que melhora o convívio.

Quer saber mais? Vamos mostrar 5 ferramentas que fazem toda a diferença na hora de tornar o condomínio digital. Acompanhe:

1. Aplicativo para celular

Deixar a tecnologia de lado na gestão do condomínio é, certamente, perder tempo e dinheiro na maioria das decisões. Isso porque existem uma série de soluções que ajudam a organizar todas as necessidades da rotina do síndico apenas pela tela do celular de maneira prática e extremamente rápida.

Um bom exemplo disso está no aplicativo criado pela PACTO Administradora — o PactoNet — que permite montar um calendário de agendamentos com a possibilidade de verificá-los ou bloqueá-los a qualquer momento. Avaliar ordens de pagamentos do condomínio e gerar novas autorizações sempre que necessário. Veja, abaixo, outras facilidades do app:

  • anexar comprovantes de pagamentos via arquivo ou fotos;
  • transferência entre contas usando dados do condomínio;
  • faturamento de terceiros;
  • segunda via de boleto;
  • extrato;
  • solicitação de malote.

2. WhatsApp e e-mail

Para ter mais controle de tudo o que se passa no dia a dia administrativo e até mesmo dos serviços necessários, você precisa utilizar opções com trocas dinâmicas de mensagens. O WhatsApp permite conversar em tempo real com vários contatos ou criar grupos com pessoas importantes para o seu trabalho como síndico.

Assim, torna-se muito mais simples entrar em contato direto com os moradores, funcionários e receber imagens de maneira direta. Já o e-mail se mostra indispensável como uma ferramenta de controle e de comunicação com os moradores.

Além disso, por meio do WhatsApp, é possível contar com o apoio da tecnologia de chatbots de atendimento. Por exemplo, o Lino, canal de atendimento ao condômino da Pacto que pode ser usado para tirar dúvidas e acessar de forma rápida muitos serviços uteis aos moradores.

3. Comunicação em tempo real

As telas digitais da Elemidia permitem que você tenha uma espaço de comunicação no hall de entrada do condomínio ou no elevador. O principal objetivo é transmitir informações de qualidade e sem custo adicional. As telas são instaladas na altura dos olhos em formato vertical substituindo a comunicação em papel nos elevadores.

Ou seja, o síndico ganha um espaço digital para transmitir comunicados e transforma toda a experiência dos moradores de maneira divertida e eficiente. O conteúdo é focado na família com dicas de opções de lazer, saúde, gastronomia, educação e várias outras atualidades do bairro.

4. Gestão integrada

A complexidade da administração de um condomínio mostra a cada dia a necessidade de contar com a ajuda da tecnologia. Por este motivo, a vida em comum, os pedidos de mudanças, as contas a pagar, tudo que envolve a estrutura de modo geral precisa ser otimizado.

Ao optar por uma solução de gestão integrada, o síndico pode solucionar todos os problemas que envolvem sua gestão a qualquer hora e de qualquer lugar. Sem contar que quanto mais moderno for o trabalho, mais transparente se torna a gestão em relação às finanças e outras decisões de investimentos.

Por meio da área do cliente disponibilizada no site da Pacto Administradora, você pode gerir o condomínio de maneira ágil e descomplicada. Tudo isso, de forma digital, sem precisar sair de casa.

5. Parceiro de solução digital condominial

Ao optar por tornar o condomínio inteligente, é preciso escolher as melhores empresas e prestadores de serviços. Dessa maneira, além de aumentar a segurança, a mudança positiva na qualidade de vida também será significativa para todos os moradores.

Então, faça pesquisas detalhadas na hora de buscar por parceiros de soluções digitais. Dê preferência a quem tem experiência no mercado e se encaixe com as necessidades de seu condomínio em particular. Logo, todo investimento apresentará resultados com a valorização do gestor por trás das ideias.

Pronto! Agora você já sabe como tornar o condomínio inteligente. O mais importante, antes de tomar uma decisão, é colocar todas as suas dificuldades no papel para ajudar na escolha. Só assim será possível acertar em cheio em um investimento que torne a convivência social mais dinâmica e prática.

Gostou das informações do artigo? Então entre em contato com a Pacto Administradora & Corretora e converse com uma equipe que o ajudará com soluções completas.

Este post tem 2 comentários

Deixe um comentário