De acordo com o artigo 1.348 do Código Civil, o síndico é o responsável por cuidar da conservação das áreas comuns e da prestação de serviços que interessem aos moradores. Nesse sentido, a contratação de funcionários para condomínio merece total atenção, uma vez que há obrigações legais e contratuais que devem ser seguidas à risca.
Sabendo que os colaboradores têm papel essencial no funcionamento do prédio e, consequentemente, impactam a rotina e a qualidade de vida dos condôminos, separamos dicas para ajudar você a formar o quadro de funcionários do seu condomínio. Confira.
1 – Defina os detalhes da vaga
O primeiro passo para o processo de seleção é descrever a vaga com todos os seus detalhes. Isso é fundamental para receber inscrições apenas de pessoas interessadas em todos os itens. Então, deixe claros os seguintes pontos:
- função (zelador, porteiro, segurança, por exemplo);
- salário e benefícios;
- dias e horários de expediente;
- responsabilidades do cargo.
2 – Trace um perfil ideal
Outro ponto importante é ter em mente o perfil ideal de profissional que você deseja contratar para o condomínio. Pense sobre habilidades, personalidade, capacitação e competências. Uma ótima dica é anotar essas características, pois elas servirão como um norte no momento da entrevista.
3 – Divulgue a vaga
O próximo passo é fazer uma ampla divulgação. Se o anúncio atingir o maior número de pessoas, haverá mais chances de encontrar um funcionário com o perfil que você deseja. Para isso, vale divulgar a oportunidade em redes sociais, grupos de aplicativos de mensagens, sites específicos e centros de vagas.
4 – Busque por referências
Tão eficaz quanto a divulgação é pedir recomendações de pessoas nas quais você confia, como amigos, outros síndicos, familiares e, inclusive, atuais funcionários do condomínio. Há grandes chances de eles conhecerem pessoas capacitadas e que se encaixariam na vaga.
Além disso, durante a entrevista, não deixe de entrar em contato com os responsáveis pelos locais onde o candidato trabalhou. Pergunte sobre o comprometimento dele na função, habilidades, motivo da saída, entre outros pontos que julgar relevantes.
5 – Prepare as entrevistas
Depois de analisar os currículos e separar aqueles que parecem compatíveis com a vaga, é a hora de preparar as entrevistas para a contratação de funcionários para o condomínio. Escolha um local adequado e marque um horário para realizá-las.
Para facilitar a condução da entrevista e evitar esquecer algum ponto, monte um esboço do que deseja perguntar. Faça também anotações durante a conversa com os candidatos, a fim de se lembrar melhor daqueles que mais se sobressaíram.
6 – Não tenha pressa
A contratação de funcionários para condomínios requer calma e bastante atenção. Logo, caso nenhum dos entrevistados tenha passado a sensação de que seria a opção certa para a vaga, divulgue novamente e faça novas entrevistas. Por sua vez, se encontrar o perfil ideal para exercer a função, já pode prosseguir com as burocracias para contratá-lo.
Como falamos, a contratação de funcionários para condomínio exige que o gestor siga à risca uma série de obrigações legais e contratuais para evitar problemas. Por isso, o ideal é contar com o apoio de uma administradora de condomínios. Por ter experiência e conhecimento no assunto, a empresa vai conduzir esse processo com máxima eficiência.
Então, entre em contato conosco e saiba como a Pacto Administradora pode ajudar você com a contratação e as rotinas trabalhistas dos colaboradores!
Pingback: Saiba como melhorar o monitoramento no seu Condomínio
Pingback: 4 dicas para fazer a gestão de pessoas em condomínio - Acesse!
Pingback: Como organizar uma festa no condomínio? Confira 4 dicas! – PACTO Administradora de Condomínios